25 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Estudante de Odontologia publica artigo em revista

Estudante de Odontologia publica artigo em revista

O estudante contou que a ideia de publicar o artigo veio de conversas entre ele e a Prof.ª Dr.ª Michelle A. Chinelatti

17/05/2021 06h29 - Atualizado há 3 anos Publicado por: Redação
Estudante de Odontologia publica artigo em revista Foto: Divulgação

Heitor Hussni Casarin, estudante do 7° período do curso de Odontologia da UNICEP, teve seu artigo de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), publicado na revista Wiley, na parte voltada para microscopia chamada Microscopy Research and Technique (MRT), importante revista da área odontológica.

O estudante contou que a ideia de publicar o artigo veio de conversas entre ele e a Prof.ª Dr.ª Michelle A. Chinelatti (coordenadora do curso). “Michelle achou que pelo fato de a pesquisa apresentar um foco diferente do usual, seria uma boa oportunidade para a publicação”, contou Heitor.

E explicou: “Vejo a revista como uma forma de compartilhar o conhecimento com todos, além de ser uma porta de entrada para aqueles que sonham em continuar fazendo pesquisas. Ter o artigo publicado foi um conjunto de sentimentos. Gratidão a todos que estiveram nessa jornada comigo desde o começo. Deus, minha família, amigos e todos os professores que de alguma forma impactaram em minha vida vieram à minha mente.”.

E finalizou: “A UNICEP foi o começo de tudo, nela tive o apoio e estímulo dos professores, em especial da Professora Michelle, a qual me estendeu a mão, foi uma grande amiga desde o começo e sou muito grato por isso”.

De acordo com Michelle o trabalho de iniciação científica com bolsa FAPESP intitulado “Alterações químicas e morfológicas do esmalte dental irradiado com laser de femtossegundo com parâmetros sub-ablativos” foi realizado em parceria com o Instituto de Física de São Calos – USP, com a colaboração do Prof. Jarbas Caiado de Castro Neto e do aluno de doutorado Vicente da Silva Mattos, integrantes do Grupo de Óptica do CEPOF-IFSC/USP.

Ela ainda explicou que a importância da realização dessa pesquisa é buscar mais alternativas para prevenir a formação de cárie em esmalte dental utilizando a aplicação do laser de femtossegundo. “Os resultados do trabalho mostraram que as alterações químicas e morfológicas ocorridas no esmalte dental pela irradiação com o laser de femtossegundo podem tornar o tecido mais resistente ao processo de desmineralização que leva à formação das lesões de cárie”, contou.

Para ler o artigo acesse: http://doi.org/10.1002/jemt.23795

Se quiser conhecer melhor o curso de Odontologia da UNICEP, acesse: https://www.unicep.edu.br/graduacao/odontologia.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x