19 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Semana da Óptica – Semóptica 2021 – comemora 25 anos

Semana da Óptica – Semóptica 2021 – comemora 25 anos

Continuando a difundir a ciência junto da sociedade

19/08/2021 14h10 - Atualizado há 3 anos Publicado por: Redação
Semana da Óptica – Semóptica 2021 – comemora 25 anos

A tradicional Semana da Óptica, promovida anualmente pelo Grupo de Óptica do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), em estreita colaboração com o Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica (CePOF) – um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) financiados pela FAPESP -, sediado no mesmo Instituto, comemora no próximo mês de agosto o seu 25º aniversário e uma vez mais de forma remota, tal como aconteceu em 2020 devido às restrições causadas pela pandemia.

Idealizada pelos próprios docentes e pesquisadores do IFSC/USP, onde se destacam nomes como os dos Profs. Vanderlei Salvador Bagnato, Sérgio Carlos Zilio, Milton Ferreira de Souza, Luís Gustavo Marcassa e Euclydes Marega Junior, dentre outros, a “Semóptica” sempre se afirmou como um evento de divulgação da ciência junto da sociedade, onde um dos principais vetores é mostrar à população de São Carlos e região – com destaque para os estudantes dos ensinos fundamental e médio – o que é a óptica, o que se pode fazer com ela e como essa área é importante, principalmente na área da saúde.

Em anos anteriores, esta “Semana da Óptica” apresentava uma programação intensa que incluía aulas, cursos, palestras e seminários para milhares de estudantes de ensino médio, superior e de pós-graduação da região, shows de física, culminando sempre com uma grande exposição que ocupava uma vasta área interna do Shopping em São Carlos.

Embora a pandemia impeça, por agora, a repetição desses atrativos presenciais, o certo é que a “Semóptica-2021” não irá perder seu brilho e importância pelo fato de ser realizada de forma virtual, apresentando uma programação diversificada, com visitas virtuais aos laboratórios do IFSC/USP, aulas e diversos tipos de conferências dedicadas aos jovens estudantes e até a empresas. “A “Semóptica” foi e continuará a ser um programa de sucesso, uma tradição que se mantém, um evento que tem sido responsável por muitos jovens terem abraçado a carreira científica, como eu, que me apaixonei pelo tema ainda no ensino médio quando participei em uma das edições. O fato da edição deste ano ser novamente virtual não retira a importância do evento, ao contrário, introduz muitas novidades”, destaca o docente e pesquisador do IFSC/USP, Prof. Sebastião Pratavieira.

A programação da “Semóptica – 2021”, no que diz respeito às conferências e seminários que ocorrerão entre os dias 23 e 27 de agosto, está organizada da seguinte forma:

23/08 – 14h00

“A vida sob a perspectiva da mecânica quântica” – Prof. Euclydes Marega Junior;

23/08 – 16h00

“Por quê usamos modelos animais em pesquisa biomédica?” – Profª Cristina Kurachi;

24/08 -14h00

“Somando e multiplicando cores” – Prof. Emanuel Henn;

24/08 – 16h00

“ESpectroscopia óptica” – Prof. Luiz Antônio de Oliveira Nunes;

25/08 – 16h00

“Microscopia óptica confocal” – Prof. Francisco Gontijo Guimarães;

26/08 – 16h00

“Manipulando átomos com luz” – Profª Patrícia Castilho;

27/08 – 16h00

“Luminescência” – Prof. Sebastião Pratavieira e Profª Lilian Moriyama;

Será possível acompanhar o evento no canal: https://www.youtube.com/channel/UCaEobLvDD84FL5RLtXH1ZLg

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x