24 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Notícias

Jornal Primeira Página > Notícias > Observatório recebe inscrições para minicurso sobre eclipses solares e lunares

Observatório recebe inscrições para minicurso sobre eclipses solares e lunares

23/08/2014 18h12 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Observatório recebe inscrições para minicurso sobre eclipses solares e lunares

Estão abertas as inscrições para o minicurso de aprofundamento sobre eclipses solares e lunares oferecido pelo Centro de Divulgação da Astronomia – Observatório Dietrich Schiel do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da USP, em São Carlos.

O objetivo do curso é apresentar o tema “eclipses” em um nível que permita compreender a essência do fenômeno, por meio de conceitos básicos. Além disso, abordará as suas causas, relacionadas à geometria das órbitas, bem como a interpretação das cartas canônicas que contêm as informações detalhadas sobre cada eclipse previsto.

O minicurso gratuito terá duração de quatro semanas e será realizado de 5 a 26 de setembro, com carga horária de 8 horas, às sextas-feiras, das 15 às 17 horas.

Todos os interessados com idade igual ou superior a 14 anos podem se inscrever. O público-alvo é heterogêneo e engloba o perfil do público visitante típico dos finais de semana: profissionais das mais diferentes áreas, jovens interessados em ciências, aposentados, pessoas da terceira idade, professores, entre outros. Não é necessária a realização prévia do minicurso de Introdução à Astronomia.

O curso será ministrado por André Luiz da Silva (astrofísico) e Jorge Hönel (físico), auxiliados por membros da equipe de monitores do Observatório. Ao final será concedido um certificado de participação para quem obtiver 75% de presença.

As aulas acontecerão no Observatório Dietrich Schiel que fica no campus 1 da USP de São Carlos, acesso para pedestres próximo à esquina da Av. Dr. Carlos Botelho com a Rua Visconde de Inhaúma.

 

Inscrições

As inscrições podem ser feitas até o dia primeiro dia do minicurso (5 de setembro), de segunda a sexta, das 8 às 12 horas e das 13 às 18 horas, pessoalmente no Observatório, pelo telefone (16) 3373-9191 ou pelo e-mail [email protected].

Para a inscrição é necessário fornecer: nome, data de nascimento, pai ou responsável (no caso de menor de 18 anos), telefones de contato, endereço completo (com CEP), e-mail e escolaridade. Número de vagas: 50.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x