Domingo, 22 Abril 2018  08:35:16

Jeferson Vieira

Torpedos 14/04

Sábado, 14 Abril 2018 08:10 Publicado em Torpedos

Buraco

Aumenta a cada dia um buraco na rua Ananias Evangelista de Toledo, no Boa Vista. A Prefeitura alega: há um problema com a galeria de águas. E por que não consertam?

Cada uma...

Ontem, o radar móvel estava na rua Bruno Ruggiero Filho, no Santa Felícia. Leitores da coluna disseram que os agentes de controle fizeram uma capinação ‘meia boca’ para instalar o equipamento sem o mato atrapalhar o visor óptico. Como diria Milton Leite: que fase!

Pergunta

Na temática Área Azul, leitor pergunta: e os veículos dos ambulantes? Pagam? Na teoria, devem pagar, sim, pelo estacionamento. Na prática, vale o bom-senso da fiscalização.

Independente

Muitos reclamam dos valores pagos a artistas que se apresentarão nas Festas do Milho e do Clima. Polêmicas à parte, as duas festas são tradicionais. A do Milho movimenta – e muito – o distrito de Água Vermelha.

Independente II

Segundo moradores do distrito, há uma produção específica de milho para atender à demanda da Festa.

Ajuda

 Até o dia 31 de maio as pessoas que comprarem a Feijoada no Pote Congelada estarão ajudando o Abrigo de Idosos Helena Dornfeld, que receberá o lucro das vendas feitas.

Ajuda II

O pote contém 525 gramas de feijoada e rende três porções. O alimento não tem conservantes. O custo para o consumidor é de R$ 30,00 e pode ser adquirido na Mercearia 3M, localizada na Rua Conde do Pinhal, 2778 – Centro.

Ajuda III

A Mercearia funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h; aos sábados, das 9h às 20h, e aos domingos das 9h às 13h. Mais informações no site www.feijoadanopote.com

 

A Secretaria de Administração e Gestão de Pessoal da Prefeitura de São Carlos realizou na tarde desta quinta-feira (5), no auditório da Fundação Educacional São Carlos (FESC), na Vila Nery, a abertura oficial da primeira fase do “Programa Bem Estar e Saúde do Servidor”, com a participação de funcionários da área da saúde.

Após a abertura com a participação do secretário de Saúde, Caco Colenci, do diretor presidente da FESC, Fernando Carvalho, e da servidora Aline Marques Santezi, da Seção de Acompanhamento de Saúde do Servidor, no ato representando a secretária de Administração e Gestão de Pessoal, Helena Antunes, foi ministrada a palestra com o tema “Técnicas de Relaxamento e Auto-Relaxamento” pela professora Marluce Rios.

“Hoje iniciamos o Programa Bem Estar e Saúde do Servidor em sua primeira fase, começando pela Secretaria de Saúde, e atingindo os servidores das Unidades Básicas de Saúde, Unidades de Saúde da Família e Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). O programa tem como objetivo envolver todos os servidores da Administração Direta, dando ênfase na saúde do servidor, que julgamos ser a pessoa de extrema importância no contexto dos serviços prestados aos munícipes”, disse a servidora Aline Marques Santezi, transmitindo a mensagem da secretária Helena Antunes.

A Secretaria de Administração conta hoje com a Seção de Acompanhamento de Saúde do Servidor, que trata de questões administrativas dos afastamentos por motivo de doença, acompanhamento familiar e licença maternidade, porém atualmente o coração desta seção é o acompanhamento psicossocial voltado exclusivamente aos servidores municipais da administração direta. “Os servidores nos procuram espontaneamente ou vêm através da demanda de atestados ou chefias imediatas, e são atendidos e acompanhados pela psicóloga Marina Cunha e pela assistente social Deborah Oliveira”, explicou Aline Marques Santezi.

A Secretaria tem se esforçado para melhorar a comunicação com os servidores. Em 2017 foi criado, "O Servidor", informativo oficial mensal de divulgação da SMAGP, editado com o apoio da Secretaria de Comunicação com o objetivo de levar informações relevantes aos servidores da administração direta e indireta da Prefeitura de São Carlos. A cada edição é apresentada uma Secretaria, autarquia ou seção, suas particularidades, equipe, projetos e importância para o município. Há ainda um espaço para a apresentação dos talentos dos servidores, do trabalho na Prefeitura, além de uma seção para dúvidas. Divulgado apenas por meio eletrônico, sem impressão, o que não onera os cofres públicos municipais.

No 2º semestre de 2017 a SMAGP deu início ao envio de mensagens via SMS aos servidores públicos municipais, criando uma linha direta de comunicação, possibilitando que o servidor receba informações de seu interesse de forma simples e rápida, como pagamento do salário, pagamento de férias, suspensão e liberação de vale transporte, atualização de cadastro de taxa rural e reembolso aos funcionários de vale transporte.

Anualmente a pasta promove a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho – SIPAT, por meio da Seção de Serviços Especializados em Medicina e Segurança do Trabalho e ano passado criou a I Semana de Cuidados com a Saúde do Servidor pela Seção de Acompanhamento de Saúde do Servidor. Também realizou um Mês de Cuidado com a Saúde do Professor, evento que atingiu todos os professores da Secretaria de Educação dentro do seu horário de trabalho, levando os temas de Saúde Mental e Relaxamento.

Como aconteceu na abertura, duas turmas participam simultaneamente do “Programa Bem Estar e Saúde do Servidor”, sendo uma na FESC da Vila Nery e outra na Vila Prado. Os encontros serão quinzenais e a previsão do término da primeira fase será dia 20 de julho.

Na tarde de quinta-feira (5), o presidente da Comissão de Estudo do Transporte Alternativo, vereador Gustavo Pozzi (PR), esteve na Prefeitura para entregar a minuta de lei de regulamentação dos transportes por aplicativos ao prefeito municipal.

O documento entregue é fruto de quatro reuniões da Comissão, idealizada e coordenada pelo vereador Pozzi, que também tem como membros os vereadores Paraná Filho (PSB), Cidinha do Oncológico (SD), Moisés Lazarine (DEM) e Robertinho Mori (PSDB). Nas reuniões foram ouvidas sugestões de motoristas do aplicativo Uber, bem como de taxistas.

Para elaborar o projeto, foi levada em consideração a legislação federal, aprovada neste ano pela Câmara Federal, e as existentes em outras cidades, destacou Pozzi. Na regulamentação foram abordados pontos que envolvem os carros utilizados, como o tempo de fabricação, as condições para que alguém seja motorista e as tarifas a serem cobradas, sendo delegado ao Poder Executivo a determinação desses valores.

O trabalho da Comissão se limitou ao estudo e à elaboração do projeto da lei. O vereador Gustavo Pozzi explicou que o Poder Executivo, responsável por enviar o projeto à Câmara nesse caso – devido ao teor da norma, já havia acordado com a forma como seriam realizados os trabalhos.

 Além de Gustavo Pozzi, compareceram à reunião em que aconteceu a entrega os vereadores Robertinho Mori, Malabim (PTB), Cidinha do Oncológico, Moisés Lazarine e Roselei Françoso (Rede). O prefeito Airton Garcia e os secretários municipais Edson Fermiano (de Governo) e Edson Ferraz (de Esportes) também estiveram presentes no momento do recebimento.

 

 

PUBLICIDADE

Atlântica

PUBLICIDADE

Jornal 1ª Primeira Página. Todos os direitos reservados.