26 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Notícias

Jornal Primeira Página > Notícias > A democracia, ahhhh a democracia

A democracia, ahhhh a democracia

08/06/2017 10h20 - Atualizado há 7 anos Publicado por: Redação
A democracia, ahhhh a democracia

Normalmente se entende democracia como o direito de votar, não é tão simples assim.

Quando chamávamos os trabalhadores para lutar pela democracia, a maioria  olhava para mim e pensava: Tá defendendo o governo que você elegeu, petista ! Como se isso fosse um xingamento. Petista sou mesmo, desde 1999 filiado, mas naquele momento era a democracia que defendíamos.

Isso começou em 2014, passou por recontagem de votos “só pra encher o saco”, milhões nas ruas pró e contra impedimento (por vingança de deputado que hoje está preso), presidenta defenestrada sem crime, insistência em demolição de previdência e direitos trabalhistas, prova de bandidagem de presidente e por aí vai .

Pois agora que até a democracia do voto já era, e de novo artistas gritando diretas já como  a 30 anos, quem sabe nosso povo brasileiro pense a quem interessa a democracia, se à nós ou aos ricos ? 

Pra existir democracia só votar não resolve. Se o deputado ou vereador é representante do povo, como pode votar contra sua vontade? Se ontem apelaram aos filhos e netos para votar pelo impedimento porque era a “voz a das ruas”, porque agora dão de ombro para a voz das ruas? Isso é democrático? 

Pesquisas estatísticas mostram que a vida do povo trabalhador melhorou nos períodos democráticos que o país viveu, 45 ou 46 até 64 (o início varia segunda alguma conceitos), e depois 90 a 2016 (esse final também vai variar), mas é certo que a vida do povo está piorando.

Se o rico ganha dinheiro com produção ou juro de banco, tanto faz pra ele, assim como se há democracia ou não, mas para o povo a diferença pode determinar comer ou não.

Então penso que temos vários motivos pra acreditar na democracia, querer democracia, não só votar mas exigir representação de verdade. Se no sindicato consultamos os trabalhadores até pra compensar feriado ou se o café tem ou não açúcar, o último é brincadeira, porque a retirada de direitos como essa que está no senado será votado contra a vontade do povo brasileiro?

 

Dirigente Metalúrgico da CUT

Mestrando em Politicas Públicas 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x