19 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Notícias

Jornal Primeira Página > Notícias > Os bons ventos na tempestade

Os bons ventos na tempestade

03/06/2017 16h51 - Atualizado há 7 anos Publicado por: Redação
Os bons ventos na tempestade

É inegável que o recrudescimento da forte turbulência política vivenciada nas últimas semanas causou um impacto negativo e um forte abalo na economia, inclusive com a figura do presidente da República levada ao centro das denúncias feitas em delações à Justiça, mas há sinais concretos de que o governo de transição vem cumprindo o seu papel de reconduzir o país aos trilhos e recuperar a credibilidade perdida nos últimos 13 anos. 

O dado mais significativo é o crescimento de 1% do PIB no primeiro trimestre deste ano em relação aos três meses anteriores, segundo o IBGE. Trata-se do primeiro resultado positivo desde o quarto trimestre de 2014, interrompendo uma série de oito períodos consecutivos de queda, o que definitivamente não é pouca coisa e merece ser comemorado. 

Apesar do elevado índice de desemprego, a Pnad Contínua, divulgada pelo IBGE, registrou um aumento de 1,8% no emprego na indústria em relação ao trimestre encerrado em janeiro deste ano. Esse setor amargava perdas consecutivas em seu contingente de empregados nos últimos dois anos e, pela primeira vez no período, experimenta um resultado positivo.

Essas boas notícias, sobretudo envolvendo a economia brasileira, devem ser ressaltadas e comemoradas por aqueles que têm compromisso com o Brasil e esperança de que derrotaremos a recessão. Neste momento conturbado, nossa maior preocupação deve ser a aprovação das reformas fundamentais em tramitação no Congresso Nacional e de uma agenda econômica que permita ao país se reerguer e construir um futuro mais digno para os seus cidadãos, com emprego, renda e desenvolvimento. Os bons ventos da transição nos ajudarão a atravessar a tempestade e superá-la antes mesmo de 2018.  

Roberto Freire é deputado federal por São Paulo e presidente nacional do PPS

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x