23 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Notícias

Jornal Primeira Página > Notícias > PEP Paulista: Troféu para grandes sonegadores!

PEP Paulista: Troféu para grandes sonegadores!

28/07/2017 09h13 - Atualizado há 7 anos Publicado por: Redação
PEP Paulista: Troféu para grandes sonegadores!

O novo Programa Especial de Parcelamento do ICMS (PEP) acaba de abrir para adesões. Este ano a ação está inserida em uma campanha maior do governo estadual, que vem sendo anunciado com pompas de salvação da lavoura e, não por acaso, recebe grande injeção de recursos em publicidade.

Em primeiro lugar, cabe reforçar que a legislação tributária é um labirinto jurídico-contábil, não sendo absurdo algum dizer que é próximo ao impossível cumprir todas as obrigações impostas pela União, Estados e Municípios. Porém, será que é essa a realidade do grande contribuinte, que sonega com dolo, ou no popular, “de caso pensado”?

Infelizmente, não. E é aqui que mora o grande mal dessa pretensa “solução mágica”. Quem de fato sustenta a arrecadação de ICMS aos cofres públicos são poucas e grandes empresas, sempre os mesmos beneficiados pelas anistias, que até o final de 2017 alcançarão até 92,5% em multas e 60% em juros.

Este ano o Governo informou que irá recuperar cerca de R$ 1,6 bilhão com o PEP para o caixa do Estado. Caso resolvesse cobrar as dívidas apenas de um setor, o dos frigoríficos, por exemplo, traria de volta mais de R$ 3,5 bilhões, de uma ou duas empresas atolados até o pescoço em escândalos de corrupção e esquemas com inúmeros estados envolvendo benesses com o ICMS.

Cifras isoladas podem até enganar os mais desavisados, fazendo crer que o PEP é uma grande saída, porém, além de acobertar favorecimentos exclusivos a grandes grupos e ser inócuo em termos práticos, possui efeitos ainda mais nefastos no longo prazo, “ensinado o mau exemplo” de cima, beneficiando sonegadores, anistiando suas multas e perdoando seus crimes.

Vejam o absurdo. Nessa nova lógica criada pelo PEP, em uma situação de necessidade de capital de giro, por exemplo, é mais benéfico sonegar o valor do imposto a captar os recursos no mercado. A anistia de dívidas é importante para a pequena empresa que comete um erro. É uma porta de saída para continuar funcionando. Mas o Governo erra a mão quando desenvolve e torna permanente um programa que muda a lógica do sistema e torna a sonegação a melhor forma de lidar com o imposto. Afinal, se vão perdoar os crimes por que razão não se deve cometê-lo?

O futuro será um colapso no sistema de arrecadação, uma conta que irá estourar lá na frente, com outros governos, é verdade, mas infelizmente com mesma população paulista para pagar a conta!

Alfredo Maranca

Presidente do Sinafresp – Sindicato dos Agentes Fiscais de Renda do Estado de SP

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x