16 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Notícias

Jornal Primeira Página > Notícias > Povo X mercado

Povo X mercado

22/06/2017 10h27 - Atualizado há 7 anos Publicado por: Redação
Povo X mercado

Estava pensando na crise que estamos vivendo, sabendo que a razão da crise é a disputa para ajustar quem ficará com o dinheiro, nesse caso, com os impostos que cada um de nós pagamos. De um lado o povo, do outro o “mercado”.

Quando alguém do setor financeiro, diz que determinada politica ou medida é boa, ele está dizendo que é boa pra quem tem investimento, não pra você ou pra mim que vivemos de salário. Lembra da história que a bolsa subia a cada noticia favorável ao impitimam? Sua vida tá melhorando ou piorando nos últimos 12 meses? E a do “mercado”? 

O mesmo mercado financeiro diz que austeridade fiscal é bom, tentando te convencer que reduzir os investimentos em direitos como saúde e educação vai te ajudar em alguma coisa, pior é você acreditar.

Se o jornal da tv que você assiste toda noite só mostra análise de financista, com termos que você não entende, experimenta contar quantas propagandas de banco tem no intervalo e tenta dormir tranquilo.

É a dívida publica dizem eles!!  nossa !!! A dívida publica !!!!

A divida pública brasileira equivale a 65% do PIB, segundo o FMI, é inferior às de países como Estados Unidos (103% do PIB), Japão (230%), Alemanha (81%) e França (86%).

Em 2016 o Brasil pagou 407 bilhões só em juros da divida pública a esses investidores defendidos pelo jornal da noite, mais de 6% do PIB enquanto os países acima gastaram entre 1,5 e 2,5%. Em saúde foram investidos menos de 120 bilhões, quase 4 vezes menos.

Então quando você ouvir insistentemente um financista da tv dizer que o Brasil tem que reduzir o gasto público, nunca é o gasto em juros e sim o investimento em saúde e educação, seus direitos que estão sendo retirados para garantir o pagamento dos investidores.

Assim, se você tem pelo menos “míseros 10 milhões” investidos em títulos do tesouro, pode continuar acreditando nas notícias da tv. Se não tem e depende de salário pra viver, melhor rever onde se informa, ou você já viu alguma propaganda de sindicato no intervalo da novela?

 

Dirigente Metalurgico da CUT

Mestrando em Politicas Publicas 

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x