26 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Notícias

Jornal Primeira Página > Notícias > Quem são os maiores rentistas do país?

Quem são os maiores rentistas do país?

29/06/2017 04h34 - Atualizado há 7 anos Publicado por: Redação
Quem são os maiores rentistas do país?

O Brasil apresenta uma alta taxa de juros quando comparada ao resto do mundo. Logo, algumas situações peculiares surgem no país, entre elas a figura de rentistas; isto é, aqueles que conseguem uma taxa de lucro significativa sem grandes riscos, fazendo somente empréstimos ao governo. 

Antes de tudo, é importante detalharmos um pouco da dívida pública. Assim como ocorre com qualquer pessoa, quando o governo gasta mais do que arrecada, há a necessidade de se endividar. Um importante índice para esse monitoramento é o chamado resultado primário (de maneira simplificada, são as receitas menos despesas); quando observamos um superávit primário, há uma tendência de queda da dívida e quando há um déficit primário, a tendência é de aumento da dívida.

Mais comum do que falarmos dos valores em reais é compararmos o resultado com nossa capacidade produtiva (PIB). Em 2016, por exemplo, tivemos um déficit primário 2,47% do PIB (aproximadamente 155 bilhões de reais). Essa mesma metodologia se aplica, também, a dívida total (acumulo de déficits). Os principais índices da dívida pública são a dívida pública total, dívida líquida total do governo central e a dívida do setor público. Nos últimos anos os três vêm aumentando rapidamente, o que gera maior risco de calote e, consequentemente, contribui para juros mais altos. Uma das grandes discussões atuais é como ajustaremos essa perigosa trajetória.

Em relação a essa dívida que é gerida pelo Tesouro Nacional, menos de 4% é com credores internacionais; ou seja, a maior parte é interna. Desta dívida interna, há diferentes tipos de remuneração, sendo que a maior parte é composta por títulos indexados à taxa Selic e à inflação, e por títulos pré-fixados.

Por último, ainda de acordo com o Relatório Mensal da Dívida Pública Federal, o maior detentor da dívida brasileira são os fundos de previdência; seguido desses, temos em valores quase iguais fundos de investimentos e instituições financeiras (tesourarias). 

Portanto, a maior parte da dívida brasileira é devida para nós, brasileiros, através de contraparte para nossos depósitos bancários, instrumentos para aposentadoria e aplicações em fundos de investimentos.

 

Lucas Losnak Harris – Consultor Financeiro da Compass Consultoria

[email protected]

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x