19 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Notícias

Jornal Primeira Página > Notícias > Universidade e escola pública

Universidade e escola pública

27/06/2017 03h20 - Atualizado há 7 anos Publicado por: Redação
Universidade e escola pública

Ao longo do século XX a educação foi vista como um importante mecanismo de mobilidade social e hoje é claro que é também a chave estratégica para o desenvolvimento econômico.

Pela primeira razão ela é fundamental num país que ostenta a lamentável condição de um dos mais desiguais do planeta.

Pela segunda, é estratégica para não desistir de vez de nossa soberania econômica, tecnológica e política.

Como quase ninguém negaria essas duas premissas, a pergunta é se nosso sistema educacional está adequado para enfrentá-las. E a resposta, por enquanto, um sonoro não.

Muitos problemas são apontados para justificar essa descrença, da falta de estímulo aos professores às dificuldades do orçamento público. 

Mas é preciso chamar – mais uma vez – a atenção para a contradição estrutural do sistema nacional de educação. 

Mais de 75% das vagas nos ensinos fundamental e médio está nas escolas públicas (municipais, estaduais e federais) enquanto na educação superior essa proporção é invertida. 

Quanto à qualidade, as escolas privadas de ensino fundamental e médio apresentam melhor desempenho enquanto nas universidades ocorre exatamente o contrário.

O resultado geral dessa distorção é que um aluno pobre da escola pública, mesmo talentoso e com grande potencial, terá muitas dificuldade para ingressar, sem falar das dificuldades para se manter, nas universidades públicas.

O problema é certamente complexo e enfrenta-lo exigirá tempo e políticas de longo prazo. Mas é preciso dar os primeiros passos.

O programa Vem para a USP, recentemente assinado entre a mais importante universidade pública brasileira e a Secretaria Estadual da Educação, é um passo pequeno diante desse quadro mas que desperta esperanças.

Voltaremos ao tema e a essa importante iniciativa, que tem muito a ver com a USP de São Carlos. 

Professor Titular do IAU USP São Carlos

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x