19 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Notícias

Jornal Primeira Página > Notícias > Além da incompetência…

Além da incompetência…

07/01/2018 10h37 - Atualizado há 6 anos Publicado por: Redação
Além da incompetência…

Além da incompetência que tem demonstrado em administrar a cidade e resolver os sérios graves problemas que o município enfrenta, o prefeito Airton Garcia também tem se mostrado um péssimo modelo de comportamento.  Quando o excelentíssimo debocha e confirma os goles de Cinzano, ele trata com desprezo as inúmeras famílias são-carlenses que têm um integrante sofrendo com problemas de alcoolismo.

No ano passado, por exemplo, a Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou uma pesquisa revelando que o consumo de álcool aumentou nada mais nada menos do que 43,5% no Brasil em dez anos, o que colocou o país na 49ª posição do ranking entre os 193 avaliados.

Embora a OMS não veja o consumo do álcool em si como um problema, ela considera que o uso excessivo e a falta de controle em certas situações podem se transformar em ameaça, já que um total de 3,3 milhões de pessoas morrem todos os anos pelas consequências da bebida – 5,9% de todas as mortes no mundo. Os dados mostram, por exemplo, que no grupo das pessoas entre 20 e 39 anos, 25% das mortes têm uma relação direta com o álcool. Levantamento da OMS também constatou que o álcool pode causar mais de 200 doenças, incluindo mentais.

Claro que o prefeito, como cidadão, tem todo o direito de beber o seu “cinzaninho”; mais ainda se, como ele disse, foi uma recomendação médica. No entanto, como homem público – e isto serve para todos homens públicos – certos limites não podem ser ultrapassados e, se o são, devem, sim, ser criticados. Por exemplo, o fato de o prefeito estar em um bar bebendo em pleno horário de expediente. E também o fato de ele ver no fato motivo de deboche, como se os que veem nisso um erro não devessem ser levados a sério; como se ele, como chefe do executivo, não tivesse graves responsabilidades, o que não condiz com sua postura de deboche.     

 “Os governos têm a responsabilidade de formular, implementar, monitorar e avaliar políticas públicas para reduzir o uso excessivo do álcool”, diz a Organização Mundial de Saúde. Dentre essas medidas, o órgão sugere, por exemplo, regulamentar a propaganda de bebidas.

O senhor prefeito, como home público que é, como chefe do poder executivo da nossa cidade, deveria se perguntar que tipo de exemplo ele dá aos nossos jovens quando toma atitudes como as que foram reveladas esta semana. Nos gabinetes dos vereadores, famílias choram por um atendimento no Centro de Atendimento Psicossocial Álcool e Drogas, o Caps-AD. Enquanto isso, o prefeito ocupa uma emissora de rádio e escracha ao revelar que toma ‘cinzaninho’.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x