Amaro Junior

5 perguntas para…


Prof. Dr. Weber Adad Ricci
Mestre e Doutor pela Unesp e Professor e pesquisador de Odontologia na Unesp Araraquara
Palestrante nacional e internacional sobre Estética Dental e Facial com Clínica particular em São Carlos.
1- O que é erosão ácida?
Atualmente, algo preocupa a maioria de nós como Professores e Clínicos de Odontologia. Se nas décadas passadas o grande desafio de clínicas particulares era a cárie, hoje vemos pacientes sem nenhuma cárie, mas perdendo estrutura dental pelo processo de acidificação do ambiente bucal. Estudos de prevalência atuais apontam que 35% dos jovens tem esta doença!!!
2- O que causa essa doença?
A acidificação do ambiente bucal. Isto pode ser em decorrência de fatores internos ou externos. Internos dizem respeito a doenças do trato gastrointestinal como refluxo e bulimia. As externas são relacionadas aos hábitos alimentares e estilos de vida! O consumo exagerado na atualidade de alimentos ácidos como conservas, refrigerantes, energéticos e água com frutas cítricas, associados ao ranger de dentes são mecanismos combinados de causa da doença.
3- Quais as características desta doença?
O desgaste exagerado dos dentes. Naturalmente, nossos dentes sofrem desgastes com a idade devido ao atrito entre eles na mastigação. A doença acelera e muito este processo gerando um processo que denominamos de envelhecimento precoce da dentição. Os resultados também afetam a estética da face.
4- Existe algum sinal de alerta para o paciente buscar ajuda profissional?
Sim! Se o paciente nota que seus dentes estão perdendo a forma e o tamanho, que eles quebram as bordas com muita facilidade e se ocorrem sensibilidade (arrepios) em algum dente ou em vários, deve-se solicitar uma avaliação imediata profissional.
5- Tem tratamento esta doença?
Com certeza! Quanto mais precoce o diagnóstico, mas fácil para tratar e menos custo o paciente terá. Em casos mais avançados a reabilitação estética do sorriso está indicada. Deve o paciente procurar um profissional capacitado em Reabilitação Estética do Sorriso para que um tratamento adequado e duradouro seja executado.

comments icon0 comentários
bookmark icon

Write a comment...

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com