18 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Amaro Junior

Jornal Primeira Página > Notícias > Amaro Junior > Coluna Amaro Junior – 20/06/2021

Coluna Amaro Junior – 20/06/2021

20/06/2021 05h03 - Atualizado há 3 anos Publicado por: Redação
Coluna Amaro Junior – 20/06/2021

O sim de Isabelle e Rodrigo

E o sábado foi de cerimônia intima para Isabelle Nagliate Romanelli e Rodrigo Santos, que comemoraram seu casamento civil.

Fábio Maurício clicou a troca de alianças para Lapela Fotoarte.

 

4 perguntas para: Matheus Wada Santos

Matheus Wada Santos, psicólogo clínico, atende pela abordagem da psicanálise. É formado pela PUC-Campinas em Psicologia (2020) e atualmente pós-graduando em Psicanálise pela Mackenzie-SP. Faz atendimentos de maneira remota e nas redes pode ser encontrado como “Psicólogo Matheus Wada Santos” no Facebook e Instagram.

1 – Por que optar pela psicologia e pela psicanálise?

A psicologia é a ciência que estuda a mente e o comportamento humano e a partir desse entendimento nos mostra que a capacidade de superação e de transformação como indivíduos e sociedade. A psicanálise é o caminho teórico que permite esse entendimento de forma crítica e comprovada. Assim, é possível acolher o outro, ouvi-lo, e ajuda-lo a elaborar formas de pensar e agir mais saudáveis.

2 – Um psicólogo julga os pacientes? Falam deles para outras pessoas?

Muitas pessoas temem ir ao uma sessão de psicoterapia (terapia com um psicólogo) e serem julgados, não só por terceiros, mas pelos próprios profissionais. O que não deve ser uma preocupação. Um psicólogo ao fazer o seu trabalho de forma ética irá guardar opiniões pessoais, julgamentos e crenças para si, de forma que esses não interfiram na análise. Além disso, o trabalho psicológico é regido pelos princípios do sigilo e da confidencialidade, o que significa que o que é dito ao psicólogo, não é reproduzido para terceiros.

3 – Quem pode fazer terapia?

Existe a falsa ideia de que apenas “pessoas com transtornos mentais” fazem terapia, o que é uma ideia errada. Na realidade, a psicoterapia é um espaço seguro e aberto para todos aqueles que possuem alguma questão em suas vidas com as quais tem dificuldade de lidar sozinhos, e por isso estão sofrimento. Como, por exemplo, pessoas que apresentam quadros de ansiedade, dificuldade de se adaptar ao home-office, que desejam abandonar um vício (como cigarro ou bebida), pessoas com dificuldades de socialização após o fim de um relacionamento, ou questões relacionadas ao sono.

4 – E em casos mais complexos a terapia é indicada?

Sim. Em casos em que há um quadro mais grave, a psicologia se faz presente e é de extrema importância, mas não age só. Nesses casos o psicólogo com equipes multiprofissionais, compostas por psiquiatras, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, e outros profissionais da saúde. Alguns exemplos são: situações de abuso, trauma, risco de suicídio, acidentes graves, casos de esquizofrenia, quadros de depressão grave, PCD (pessoas com deficiência).

Foto: Hever Costa Lima / Jornal Primeira Página

 

Radar

Avatim

Final de semana chegando…

Aproveite o tempo do descanso no aconchego do lar com aromas e fragrâncias da Avatim.

São difusores, águas para roupas, home spray e uma infinidade de opções.

Mr. Kitsch

Imobiliária Cardinali

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x