19 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Amaro Junior

Jornal Primeira Página > Notícias > Amaro Junior > RibeirãoShopping completa 40 anos neste mês de maio

RibeirãoShopping completa 40 anos neste mês de maio

A trajetória pioneira do empreendimento colaborou para importantes transformações econômicas, sociais, culturais e urbanísticas ocorridas

05/05/2021 10h31 - Atualizado há 3 anos Publicado por: Redação
RibeirãoShopping completa 40 anos neste mês de maio Fotos: Divulgação

Um empreendimento em movimento e em transformação que, ao longo de sua história, vem proporcionando aos consumidores experiências únicas, que antecipam tendências, encantam e surpreendem. Assim é o RibeirãoShopping, moderno complexo multiúso administrado pela Multiplan e que completa 40 anos neste mês de maio. Inaugurado em 5 de maio de 1981, o principal e mais tradicional empreendimento do setor na região de Ribeirão Preto faz parte da história de milhares de pessoas que buscam compras, lazer e serviços em um só lugar, com um passeio ainda mais agradável e seguro, além de ser um dos mais importantes vetores de desenvolvimento urbano e geração de empregos da cidade e dos municípios vizinhos.

“Eu olhava durante a construção do shopping e só via o espantalho no meio do canavial. O RibeirãoShopping foi o segundo empreendimento que desenvolvemos na Multiplan e, com apoio da Prefeitura do Duarte Nogueira, pai do atual prefeito, foi construído em apenas 11 meses. Hoje temos a satisfação de receber anualmente mais de 11 milhões de visitas às nossas mais de 400 lojas, gerando quase 5 mil empregos”, comenta o fundador e presidente da Multiplan, José Isaac Peres.
“Quando o RibeirãoShopping foi inaugurado, eu estava com 16 anos. Lembro-me do meu pai dizendo que era um empreendimento inovador, um dos primeiros no país. Ao longo do tempo tivemos a percepção do quanto ele contribuiu e ainda contribui para muitas transformações. Seja na economia ou no desenvolvimento urbano da cidade”, ressalta Duarte Nogueira, prefeito de Ribeirão Preto.
O RibeirãoShopping foi o primeiro shopping center de Ribeirão Preto, o segundo da rede Multiplan e um dos primeiros no Brasil, totalizando quatro décadas de uma trajetória com oito bem-sucedidas expansões e a construção de um moderno Centro Médico. O empreendimento ocupou terrenos onde antes havia uma fazenda de cana-de-açúcar, em zona tipicamente rural, a meio caminho entre o centro de Ribeirão e o distrito de Bonfim Paulista. Para muitos, parecia improvável que um estabelecimento de comércio e serviços pudesse se firmar tão longe do centro urbano
Mas, ao abrir suas portas para a população naquela terça-feira de 1981, o primeiro shopping center de Ribeirão Preto abria também um enorme leque de oportunidades de desenvolvimento socioeconômico para a região. Sua história demonstra o efeito sinérgico de um estabelecimento dessa natureza, sendo o vetor de muitas das transformações econômicas, sociais, culturais e urbanísticas ocorridas na cidade de Ribeirão Preto e sua região. O RibeirãoShopping atraiu a cidade ao seu redor e se tornou referência em moda, lazer e gastronomia
A história do shopping começou na década de 80 e até hoje o empreendimento não parou de contribuir com o desenvolvimento da cidade. E mesmo em meio à pandemia, o complexo multiúso se reinventou para atender os frequentadores com qualidade e segurança, reforçando o compromisso que sempre teve com a saúde e o bem-estar.
Confira os principais marcos e curiosidades da história do RibeirãoShopping
Anos 80
Dia 05 de maio de 1981, Ribeirão Preto e região conheceram seu primeiro shopping center. A placa que chamava a atenção de quem transitava na estrada Ribeirão Preto – Bonfim Paulista, e anunciava a construção de um sonho, deu lugar a um centro comercial 100% climatizado (inovação à época) e com 100 lojas, dois cinemas e Praça de Alimentação.
Com o sucesso do empreendimento, não demorou para que fosse inaugurada a primeira expansão que incorporou o Carrefour em 23 de fevereiro de 1987. Em tempos em que a inflação anual batia na casa dos 400% o primeiro hipermercado da região tornou-se ponto de referência.
Na segunda expansão, inaugurada dia 29 de novembro de 1989, o destaque foi a chegada da primeira loja do McDonald’s da região, novidade que estabeleceu um novo conceito em alimentação. Também foram agregadas 40 novas lojas, incluindo diversos outros restaurantes e lanchonetes fast food. Ainda com a segunda expansão, o cinema Cine Center passou a ter três e não apenas duas salas.
Anos 90
Para a alegria da garotada, na terceira expansão, entregue dia 1º de outubro de 1993, foram inaugurados o boliche, moderno e automatizado, e o primeiro parque de diversões indoor da cidade, a Divertlândia, hoje HotZone. A obra também criou a segunda área de alimentação, que agregou mais opções em um espaço confortável próximo à entrada do Carrefour.
Dia 19 de novembro de 1997, o RibeirãoShopping mostrou mais uma vez seu pioneirismo. A quarta expansão representou um enorme salto de qualidade para a cidade com a abertura do Multiplex da rede UCI (United Cinemas International) com 11 salas de cinema. Ainda na década de 1990, o empreendimento foi escolhido para receber a primeira agência do Banco do Brasil em um shopping center no Brasil. A quarta expansão exigiu o prolongamento da avenida Brás Olaia Acosta, pois a direção de crescimento do shopping mudou para a região onde está hoje o jardim Nova Aliança. Foi criado ali um novo eixo de desenvolvimento da cidade.
Anos 2000
Em dezembro de 2002, foi inaugurado na área do RibeirãoShopping, um hotel Íbis, do Grupo Accor, com 144 apartamentos. Em junho de 2005, foi a vez do Ribeirão Office Tower, com 28 pavimentos, considerado o mais moderno edifício comercial do Interior do Estado de São Paulo. Os dois prédios, ambos desenvolvidos pela Multiplan, e um edifício anexo de 800 m² compõem o Centro Empresarial RibeirãoShopping.
Mas foi no dia 27 de novembro de 2008, com a inauguração da quinta expansão, que o RibeirãoShopping surpreendeu com mais um salto de qualidade, com um mix de lojas atualizado e um novo conceito de arquitetura, mais moderno e sofisticado.  Na área da quinta expansão também foi instalada a Alameda Gourmet, um espaço com restaurantes dedicado à gastronomia de alto padrão.
O RibeirãoShopping continuou em desenvolvimento constante nos últimos anos. Também em 2008, o RibeirãoShopping foi o primeiro shopping do Brasil a oferecer escadas rolantes em seus estacionamentos. Em 2009 foi inaugurada a ampliação da área de alimentação. Já em 2010, reforçando seu perfil de complexo multiuso, o Centro Profissional RibeirãoShopping, uma torre com 18 pavimentos e 288 unidades desenvolvida pela Multiplan, foi 100% vendido durante seu pré-lançamento.
Anos 2010
Logo após completar 30 anos, o RibeirãoShopping anunciou um plano máster com três expansões e oito novos empreendimentos, possibilitando a criação de um complexo multiúso de comércio e serviços.
Dividido em três etapas, o projeto proporcionou um incremento na Área Bruta Locável (ABL) superior a 20 mil m² – crescimento de 44,1% de área –, e envolveu o lançamento da sexta expansão em 2012, com a abertura de 41 novas lojas, um edifício-garagem com 1.250 vagas e o início das atividades do Centro Profissional RibeirãoShopping.
Em agosto de 2013, houve a inauguração da sétima expansão com a abertura de 23 lojas, um amplo jardim suspenso com vista panorâmica, cercado por três renomados restaurantes (Madero Steak House, Outback Steakhouse e Si Señor!), uma moderna academia, um sofisticado centro de eventos e uma sala VIP.
Em dezembro do mesmo ano, foi concluída a oitava expansão com a entrega de um novo mall com 60 novas lojas, uma nova praça de eventos com 952 m², Espaço Ecumênico e mais 800 vagas de estacionamento. Com as ampliações, o empreendimento passou a contar com quase 300 lojas e 4.100 vagas de estacionamento – sendo 2.700 cobertas.
Anos 2016
No dia 15 de junho de 2016, o RibeirãoShopping e a Multiplan presentearam a cidade com uma nova área de convivência, lazer e de cultura.
Localizado nas imediações do empreendimento, no jardim Nova Aliança, o Parque das Artes, que possui 68 mil metros quadrados, foi todo reestruturado e revitalizado com investimento de R$ 3 milhões.  Considerado um incentivo para quem busca qualidade de vida e esportes ao ar livre, o parque apresenta 45 mil metros quadrados de área de vegetação e cerca de 23 mil metros cobertos por uma série de três lagos artificiais interligados. Também conta com uma pista interna de corrida e caminhada com mais de 1.500 metros de extensão e três metros de largura, uma das maiores do gênero na cidade.
Anos 2017
Em 9 de agosto de 2017, o RibeirãoShopping inaugura sua nona expansão: um moderno Centro Médico com mais de 30 clínicas, day hospital, centro de imagem, laboratório de análises clínicas, auditório e café trazendo um inovador conceito de prestação de serviços na área de saúde. O complexo reúne atendimento de diversas especialidades médicas, tecnologia de ponta, conforto e facilidade para os pacientes.
O Centro Médico, que ocupa a área voltada para a Avenida Presidente Vargas, conta com café e auditório modular com capacidade para até 150 pessoas, e está totalmente integrado ao mall do RibeirãoShopping através de 2 conjuntos de escadas rolantes, elevadores e estruturas envidraçadas. Além disso, há estacionamento com manobristas, com quase quatro mil vagas disponíveis, segurança e horários facilitados para atendimento dos pacientes.
Anos 2019
O Centro Médico RibeirãoShopping ganhou, em 2019, uma moderna e interativa estrutura de ensino e intercâmbio de conhecimento: o CAPED – Centro Avançado de Pesquisa e Estudos para o Diagnóstico. Com dois braços de atuação – educação e pesquisa, o CAPED desenvolve atividades como estudos de caso, vídeo conferência, pesquisas, cursos, palestras, transmissão online de cirurgias e eventos no auditório do Centro Médico RibeirãoShopping, além de simpósios para profissionais da área de saúde.
Com 150 metros de área, o centro de conhecimento e ensino possui dois consultórios para atender pacientes de pesquisa e um estúdio para a gravação de aulas (vídeo conferência).  Interligado com o auditório do Centro Médico RibeirãoShopping e com o Esselense Day Hospital, ele pode transmitir remotamente cirurgias e eventos destes dois locais. Além disso, conta com o apoio de uma equipe dedicada para suas atividades de pesquisa e educação.
Atualmente em 2020 e 2021
Em junho de 2020, durante a pandemia, o RibeirãoShopping e a Multiplan entregaram para a cidade a ampliação da Avenida Coronel Fernando Ferreira Leite, obra executada pela Prefeitura Municipal. As melhorias foram uma contrapartida de expansões do RibeirãoShopping. O projeto recebeu investimento de R$ 13,2 milhões e incluiu a construção de trecho de 1,3 quilômetro, permitindo a interligação das avenidas Caramuru e Independência com a Presidente Vargas.
Além disso, na pandemia do coronavírus foram adotadas medidas rígidas de segurança. Entre os destaques, o reforço da já intensa rotina de higienização, a ampliação da renovação de ar, o uso obrigatório de máscaras por todos, o aumento do número de pontos com dispensers de álcool em gel e a limitação da capacidade máxima, entre outras, de acordo com as determinações das autoridades da cidade e do estado. Essas medidas seguem o rigoroso protocolo elaborado por infectologistas contratados pela Multiplan.
Atualmente é o centro de uma movimentada região de Ribeirão Preto (SP), recebendo frequentadores de diversas cidades do país todos os anos. Administrado pela Multiplan, o empreendimento oferece 4.900 empregos diretos e reúne no mesmo espaço hotel, torres empresariais, hipermercado, 4100 vagas de estacionamento, um amplo jardim suspenso com vista panorâmica, totalizando 74.796 metros quadrados de ABL e mais de 100 mil m² de área comercial.
Hoje, o centro de lazer, compras e serviços conta com cerca de 434 operações incluindo o Centro Médico, além de um moderno centro de eventos com infraestrutura completa para receber grandes shows e eventos. Com todas essas qualidades, os consumidores podem resolver tudo que precisam em um só lugar com conforto e praticidade, desfrutando das comodidades que o shopping oferece.
Planos futuros
Para os próximos anos, a Multiplan planeja para a área do RibeirãoShopping o desenvolvimento de um condomínio residencial de alto luxo, e empreendimentos comerciais, como hotel de alto padrão, apart-hotel e edifício corporativo. A Companhia detém mais de 100 mil metros quadrados de terrenos no entorno do RibeirãoShopping, com potencial para gerar ainda mais valor para o complexo multiúso e mais desenvolvimento para a cidade de Ribeirão Preto.

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x