16 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Notícias

Jornal Primeira Página > Notícias > Bovespa abre em queda com notícia sobre a Grécia

Bovespa abre em queda com notícia sobre a Grécia

03/10/2011 14h35 - Atualizado há 13 anos Publicado por: Redação
Bovespa abre em queda com notícia sobre a Grécia

Bovespa abre em queda - foto ArquivoOs mercados ao redor do mundo reagem mal à notícia de que a Grécia não conseguirá cumprir as metas de déficit orçamentário de 2011 e 2012 determinados no plano de resgate da Europa. Acompanhando a baixa das bolsas no exterior, a Bolsa de Valores de São Paulo abriu com recuo de 0,10%, a 52.272 pontos.

“O descumprimento da meta não impede que haja uma saída de ajuda ao país, mas causa volatilidade nos mercados”, diz o analista da corretora SLW, Pedro Galdi.

Segundo relatório de orçamento grego, o déficit orçamentário de 2011 ficará em 8,5% do Produto Interno Bruto (PIB), enquanto a meta é de 7,6%. No ano que vem, o déficit deve cair para 6,8% do PIB, sem atingir novamente a meta, de 6,5%.

Na Europa, os mercado operam em baixa desde a abertura. No horário, Londres cai 1,88%, Frankfurt, 3%, Paris, 2,14%, e Madri, 2,65%.

“Agora o mercado fica atento à troca de títulos gregos, a rolagem da dívida”, diz Galdi. Segundo ele, a troica de inspetores internacionais que visitam a Grécia negociam a troca da dívida por títulos novos de maior prazo. “A intenção é garantir que os investidores recebam o valor principal investido, mas assumam uma perda”, explica.

Na Ásia, a tendência também foi baixista. A Bolsa de Hong Kong atingiu o pior resultado em mais de 28 meses, em queda de 4,4%. No Japão, a Bolsa de Tóquio recuou 1,8%.

Na agenda de indicadores, o destaque foi o anúncio do boletim Focus, do Banco Central, com a projeção de analistas para as principais variáveis macroeconômicas. No documento, o mercado financeiro prevê juro menor e mais inflação em 2012. A projeção para a Selic caiu de 10,75% para 10,50%. A expectativa para a inflação oficial em 2012 passou de 5,52% para 5,53%.{jcomments on}

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x