24 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Brasil

Jornal Primeira Página > Notícias > Brasil > 2020 terá nove feriados prolongados e cerca de 240 dias úteis

2020 terá nove feriados prolongados e cerca de 240 dias úteis

22/11/2019 00h05 - Atualizado há 4 anos Publicado por: Redação
2020 terá nove feriados prolongados e cerca de 240 dias úteis Foto: Reprodução

O ano de 2019 tem apenas mais um feriado nacional pela frente: o Natal. Mas, em 2020 o brasileiro terá nove feriados prolongados. É o dobro dos feriadões deste ano. O número de dias de folga pode ser ainda maior em algumas cidades, porque estados e municípios também podem decretar feriados locais. A lista oficial de feriados nacionais ainda não foi divulgada pelo Ministério da Economia.
O maior número de folgas se dá porque 2020 é ano bissexto, com 366 dias. Com isso, feriados que caíram aos fins de semana em 2019 ocorrem na segunda ou na terça-feira em 2020. Esse é o caso de Tiradentes (21 de abril), Proclamação da República (7 de setembro), Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro) e Finados (2 de novembro).
A primeira folga prolongada de 2020 é o Carnaval, ponto facultativo, que cai no dia 25 de fevereiro. Para emendar, é preciso que a empresa decrete dias de folga para os funcionários. Já servidores públicos não trabalham. A lista de folgas prolongadas também conta outro ponto facultativo, Corpus Cristhi, em 11 de junho. O primeiro feriado do ano, 1º de janeiro, cai na quarta-feira.
Segundo Guilherme Dietze, assessor econômico da FecomercioSP, o impacto econômico do aumento de feriados em 2020 deve ser pequeno na economia, com perca de cerca de um dia de faturamento no ano. Segundo Dietze, com a economia dando sinais de melhora, o impacto das folgas gerais são menos sentidos já que as pessoas estão saindo de casa para viajar ou consumir. “Se cai o movimento em uma loja de roupa ou em algum outro lugar no comércio, movimenta as cidades turísticas”, explica.
O empresário Ubiraci Moreno Pires Corrêa ressalta que o problema nem são os feriados prolongados, mas o excesso de feriados que existem no Brasil. “Para a indústria em si, este excesso de feriados não ocasiona grande prejuízo, pois todos trabalham com compensação de horas. Quando há a emenda de feriado, existe uma espécie de banco de horas. Não existe redução de horas trabalhadas”.
Ele explica que no próximo ano teremos apenas 240 dias úteis do total de 366. “O turismo e o comércio acabam compensando um pouco tudo isso, pois, de certa forma, ativam um pouco a indústria, pois haverá mais venda de bens de consumo duráveis e não duráveis. Mas o problema do Brasil é o excesso de feriados e não os feriados prolongados.”
Ele também reclama que o setor público emenda feriados e não compensa estas horas que não são trabalhadas. “O político para agradar seus eleitores baixa o ponto facultativo e daí ninguém trabalha e o cidadão é prejudicado.”           
São Carlos tem mais três feriados
No caso especifico de São Carlos, o dia 15 de Agosto, dia de Nossa Senhora Aparecida da Babilônia, que é feriado municipal vai cair num sábado, reduzindo seu impacto. Por sua vez o 4 de novembro será numa quarta-feira, o que deverá isolar o feriado em apenas um dia, evitando assim um “feriadão”. O mesmo deve se dar com o 9 de julho, Dia da Revolução Constitucionalista, que também será comemorado numa quarta-feira.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x