19 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Brasil

Jornal Primeira Página > Notícias > Brasil > Academia da Polícia Militar forma mais 86 futuros tenentes

Academia da Polícia Militar forma mais 86 futuros tenentes

15/06/2013 23h56 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Academia da Polícia Militar forma mais 86 futuros tenentes

Oitenta e seis novos aspirantes a oficiais formaram-se, na manhã deste sábado, 15, durante cerimônia na Academia de Polícia Militar do Barro Branco (APMBB), na avenida Água Fria, no Tucuruvi, zona norte da Capital. A turma “1º Tenente PM Carlos Henrique Santos Pontual” recebeu as espadas simbolizando a conclusão do curso de oficiais da PM.

 

Participaram da solenidade o secretário da Segurança Pública, Fernando Grella Vieira, o comandante geral da PM, coronel Benedito Roberto Meira e o comandante da Academia da PM, coronel Maurício Weisshaupt Perez. 

“Estar aqui perante aos alunos é uma honra. E esta cerimônia é um marco. Ela representa a renovação dos comandos da Polícia Militar. Em alguns anos, estes alunos serão os responsáveis pela manutenção e melhoria da qualidade do serviço oferecido à população”, disse o secretário durante seu discurso na cerimônia.

 

Paraninfo

O evento ainda contou com a presença do paraninfo da turma, o coronel Álvaro Batista Camilo, ex-comandante geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

“Estes formandos são vitoriosos e hoje saem pelo portão como aspirantes a oficiais. Devem exercer tudo o que aprenderam aqui, além de ouvir e interagir sempre com os cidadãos”, destacou Camilo.

 

O concurso e as aulas

A turma, composta por 59 homens e 27 mulheres, passou por um processo seletivo para o preenchimento das vagas. Os candidatos precisavam se encaixar em alguns requisitos para prestá-lo, entre eles, ser brasileiro, não possuir antecedentes criminais e ter boa conduta na vida pública e privada.

No curso de Bacharelado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública, os cadetes passaram por 6.171 horas/aula. Eles estudaram Criminologia, Ciência Política, áreas do Direito, Medicina legal-criminalística, Defesa Pessoal, Doutrina de Polícia Ostensiva e Polícia Comunitária, Educação Física, Toxicologia, Método Giraldi, entre várias outras disciplinas.

Os futuros tenentes estão capacitados para o exercício do comando e gestão das atividades de polícia ostensiva, de preservação da ordem pública, de defesa civil e territorial. Após a formação, o PM fará um estágio nas ruas para vivenciar situações reais e, ao término da experiência, alcançará a patente de segundo tenente.

 

Espadins

A formação dos alunos é simbolizada com a troca dos espadins pela espada de oficiais. O primeiro colocado durante o curso, João Paulo Perez, de 32 anos, foi homenageado, assim como o segundo e terceiro colocados. Ele recebeu sua espada das mãos do secretário da Segurança Pública. Como reconhecimento, o cadete ganhou uma medalha entregue pelo comandante geral da PM.

 

“É uma emoção muito grande poder representar uma turma como esta em que existem muitas pessoas competentes. Me sinto orgulhoso, pois é uma responsabilidade muito grande”, contou o homenageado Joã; (SSP/SP)

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x