26 de Maio de 2022

Dólar

Euro

Brasil

Jornal Primeira Página > Notícias > Brasil > Alunos têm até a 23h de hoje para sair de reitoria da USP

Alunos têm até a 23h de hoje para sair de reitoria da USP

07/11/2011 13h38 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Alunos têm até a 23h de hoje para sair de reitoria da USP

Termina hoje às 23h o prazo dado pela Justiça para a desocupação da reitoria da USP. Se a decisão for desrespeitada, há autorização de uso de força policial para retirada dos manifestantes. O prédio foi invadido na madrugada da última quarta (2) por 50 estudantes contrários à presença da PM na Cidade Universitária, na zona oeste paulistana. A USP tem 89 mil alunos (50 mil nesse campus).

Os invasores afirmam que a desocupação da reitoria depende de aprovação em uma assembleia geral dos alunos.  Além da saída da PM, os invasores querem o fim de processos administrativos contra 20 alunos presentes em atos nos anos anteriores. Em troca da desocupação, a reitoria oferece a criação de grupos para discutir o convênio firmado com a polícia. E também se propõe a revisar os processos contra alunos.

A polícia passou a ter maior atuação na USP em setembro, depois do assassinato de um aluno no início do ano. A medida causou debate na universidade. A entrada na reitoria ocorreu após desocupação do prédio da administração da FFLCH (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas), que havia sido invadido por estudantes em reação à detenção, pela PM, de três colegas por posse de maconha. Na terça, os alunos realizaram uma assembleia que decidiu por 559 a 458 votos desocupar o edifício da FFLCH. Uma parte da minoria derrotada invadiu a reitoria.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x
()
x