16 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Brasil

Jornal Primeira Página > Notícias > Brasil > Cadastros de bicicletas da PM são conhecidos pela ‘Sou da Paz’

Cadastros de bicicletas da PM são conhecidos pela ‘Sou da Paz’

04/02/2013 20h37 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Cadastros de bicicletas da PM são conhecidos pela ‘Sou da Paz’

Avaliadores do “5º Prêmio Polícia Cidadã” do Instituto Sou da Paz visitaram a 2ª Companhia do 42º Batalhão de Polícia Militar do Interior (42º BPM/I) em Presidente Epitácio – distante 648 quilômetros da Capital. Eles verificaram in loco os procedimentos e o desenvolvimento da campanha de cadastramento de bicicletas naquele município. A visita aconteceu na quinta-feira (31).

 

O projeto foi selecionado pela comissão avaliadora do prêmio, formada por renomados pesquisadores da área de segurança pública e policiais de outros estados do Brasil.

O objetivo do Prêmio Polícia Cidadã é reconhecer a dedicação e as boas práticas idealizadas e desenvolvidas por policiais, que tenham contribuído para solução de um problema de segurança pública de modo eficaz, com respeito às leis e valorizando a vida

A comissão visitante manteve contato com os policiais militares e analisaram os materiais complementares sobre as ações (fotos, reportagens, vídeos, estatísticas, etc.), visando identificar o funcionamento diário da ação finalista.

Após a visita, os avaliadores reuniram as informações e materiais obtidos para análise e definição dos projetos vencedores. A entrega da premiação principal está prevista para abril deste ano.

 

Cadastramento de bikes

Enquanto nas maiores cidades do estado os donos de carro se previnem contra o furto, no interior, os ciclistas têm a mesma preocupação. Prova disso é que a cidade de Presidente Epitácio, que tem pouco mais de 41 mil habitantes e cerca de 30 mil bicicletas conta agora com um meio de registrar seu meio de transporte alternativo e rastreá-lo se for roubado. A cidade é plana e a bicicleta é o meio de transporte mais usado pelos moradores.

A 2ª Companhia PM do 42º Batalhão de Polícia Militar do Interior criou a “Campanha de Cadastramento de Bicicletas” na cidade. O objetivo do cadastro é fazer um banco de dados que contenha marca, modelo, cor, foto, número de fabricação e nota fiscal da bicicleta.

Se ela for roubada, o dono pode ir até a PM e denunciar, para que fique o alerta. Assim, quando os policiais virem um modelo parecido nas ruas, poderão conferir os dados e confirmar se a bicicleta é roubada ou não. A iniciativa conta com a colaboração de lojas que vendem bicicletas na cidade, que irão distribuir fichas cadastrais para os consumidores.

 

Participe

A relação de projetos/ações já está disponível no site www.soudapaz.org/premiopolicia para escolha popular. O projeto mais votado receberá no evento de premiação um reconhecimento especial, de caráter não-financeiro. Todas as pessoas interessadas podem participar da votação.

 

Sobre o Instituto

O Instituto Sou da Paz é uma organização da sociedade civil de interesse público, com sede em São Paulo, e que há mais de 10 anos atua em conjunto com a Segurança Pública para prevenção da violência no Estado e no país.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x