24 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Brasil

Jornal Primeira Página > Notícias > Brasil > Candidatos votam em SP; pesquisas apontam vitória de Haddad

Candidatos votam em SP; pesquisas apontam vitória de Haddad

28/10/2012 17h21 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Candidatos votam em SP; pesquisas apontam vitória de Haddad

Os candidatos à prefeitura de São Paulo, José Serra (PSDB) e Fernando Haddad (PT), votaram na manhã deste domingo, 28, na capital paulista, onde pesquisas de intenção de voto apontam para uma vitória do petista no segundo turno.

 

O tucano votou em uma escola na zona oeste da capital por volta das 10h30. Ele chegou acompanhado do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), do candidato a vice, Alexandre Schneider (PSD), e netos.

Serra se disse confiante, apesar das pesquisas de intenção de voto divulgadas no sábado que apontaram uma ampla vantagem de Haddad no segundo turno da eleição municipal.

“Estou otimista, estou confiante. Aguardemos agora o veredicto das urnas. Como dizia o velho guerreiro, Chacrinha, ‘a eleição acaba quando termina’. Nós vamos aguardar esta conclusão do dia de hoje”, disse Serra a jornalistas após votar.

Haddad votou por volta do meio-dia numa seção na zona sul de São Paulo e estava acompanhado da filha, Ana Carolina Haddad.

Após um café da manhã com lideranças petistas e pouco antes de votar, o petista disse que fez “um bom trabalho” durante a campanha.

“Acho que fizemos um bom trabalho, desenvolvendo um bom plano de governo, tivemos tempo para apresentá-lo, as pessoas compreenderam a nossa mensagem. Enfim, hoje é o dia do eleitor, o eleitor é que vai se manifestar e até lá temos que aguardar com muita tranquilidade”, disse Haddad a jornalistas.

O levantamento do Ibope apontou o petista com 50 por cento das intenções de voto, contra 35 por cento do tucano. O Datafolha indicou Haddad com 48 por cento e Serra com 34 por cento.

O deputado federal Gabriel Chalita, candidato derrotado do PMDB à prefeitura, também votou pela manhã, em um colégio na região central da capital.

Chalita, quarto colocado no primeiro turno, disse que o tucano sai “menor” da eleição. O peemedebista apoiou Haddad.

“O Serra sai menor do que entrou na eleição, interrompeu um processo de prévias que o PSDB estava fazendo. O PSDB também poderia ter um nome novo para lançar ali naquele momento”, afirmou Chalita.

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso reconheceu que o partido precisa mesmo se renovar e ter novas lideranças.

“O partido com um todo, o que vai precisar mesmo, é exatamente de renovação. Há um momento em que as gerações mudam, nós estamos num momento de mudança de geração. Isso não quer dizer que os antigos líderes desaparecem, mas quer dizer que eles tem que empurrar os novos para ir à frente”, argumentou FHC a jornalistas depois de votar.

Uma vitória de Haddad na capital paulista é vista como estratégica para o PT, segundo analistas. Além de ser a maior cidade do país, é uma disputa contra o PSDB, principal partido de oposição ao governo da presidente Dilma Rousseff.

Além disso, é também uma vitória sobre Serra, uma das figuras históricas do tucanato, que já enfrentou tanto Dilma quanto o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em eleições presidenciais.

Lula foi o principal fiador da candidatura de Haddad, que disputa sua primeira eleição. O ex-presidente foi articulador dentro do PT para que seu ex-ministro da Educação concorresse à prefeitura.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x