Claro viabiliza acesso à educação básica online
Desde
o início da pandemia do novo coronavírus, milhares de jovens brasileiros se
afastaram das salas de aula em função do isolamento social, muitos deles sem
condições de seguir o estudo a distância. E esse cenário se torna ainda mais
desafiador para aqueles estudantes que prestarão o Enem 2020 e contam muitas
vezes apenas com o celular para se preparar. Embora o exame tenha sido
recentemente adiado, o período de isolamento social requer que os estudantes se
preparem a distância, e o acesso a este conteúdo e à internet tem sido um
desafio para muitas pessoas que perderam renda ou emprego durante a pandemia.
Com o propósito de ajudar essa parcela da população, a Claro se uniu ao
Descomplica, uma das principais plataformas de preparação online para o
Enem. A partir de agora, todos os
clientes do Prezão da Claro terão acesso gratuito à plataforma de estudos e sem
consumir o plano de internet móvel. Tudo por meio do smartphone, que em muitas
casas é a única forma de acesso. E válido para planos diários,
semanais ou mensais. A assinatura do serviço descomplica tem custo mensal de
R$19,99 e será cedida gratuitamente pela parceria. Além disso, a Claro arcará
com o custo de navegação para assistir as aulas e acessar todos os conteúdos.
A parceria das empresas prevê acesso gratuito ao Descomplica para os clientes
do Prezão da Claro até a realização da prova do Enem 2020. O dimensionamento da
rede levou em consideração os cerca de 6 milhões de estudantes que se inscrevem
anualmente e, caso a demanda seja maior que a esperada, o comitê de crise da
operadora poderá rever a oferta para manter o acesso normalizado.
“Sem as aulas presenciais, a internet se tornou ainda mais fundamental para os
estudos. Com a parceria do Descomplica e o Prezão da Claro, queremos garantir
acesso a quem mais precisa. Além da melhor conectividade móvel, com o 4.5G mais
rápido do Brasil, vamos colaborar no fomento à educação nessa parceria inédita
com o Descomplica. Juntos, Claro e Descomplica garantem acesso universal,
ilimitado e gratuito a conteúdos educacionais para a nossa população mais
carente, um dos pilares apoiados pela Claro por meio do Instituto Claro e para
o qual o Descomplica se dedica há muitos anos, declara Paulo César Teixeira, CEO Unidade de Consumo
e PME da Claro.
Cultura, Educação e Cidadania como
pilares
Por meio do Instituto Claro, a
Claro mantém diversas ações e parcerias voltadas para levar educação a quem
mais precisa. Uma delas com o Unicef em iniciativas como o combate à
distorção idade-série, que resulta em abandono escolar, e para a formação de
educadores em todo o país.
Além da educação, cultura e cidadania também são foco da atuação do instituto.
Nesse sentido, a Claro vem apoiando diversas iniciativas filantrópicas com
arrecadação revertidas para a Central Única de Favelas – CUFA para apoiar o
projeto Mães da Favela. A ação promovida pelo Instituto Claro acontece em
diversas frentes: doações em lives, campanha de voluntariado dos colaboradores
da empresa (Conexão Voluntária), e junto aos clientes – inclusive com a
possibilidade de trocar pontos do programa de fidelidade da Claro (Claro clube)
por doações.
Claro e as ações em meio a pandemia
Desde o começo da quarentena, a Claro tem colocado em prática diversas ações
para ajudar a sociedade. Sempre com foco em oferecer conectividade para acesso
à informação segura e conteúdo de qualidade, disponibilizou desde WiFi gratuito
até bônus de internet móvel e abertura de canais na TV por assinatura.
A Claro também reforçou ações de cidadania e educação. Atuou na implantação de
conectividade em aldeias indígenas e hospitais de campanha, além de contribuir
para soluções de dados de deslocamento para auxiliar autoridades na adoção de
políticas públicas de isolamento.
Além disso, recentemente lançou a campanha “Deixe o Sol Entrar”, um convite às
pessoas diante do cenário atual. O filme da campanha materializa o contexto do
momento, no qual é necessário assistir o mundo pelas janelas reais e virtuais.