24 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Brasil

Jornal Primeira Página > Notícias > Brasil > Demóstenes admite relação com Cachoeira

Demóstenes admite relação com Cachoeira

29/05/2012 17h58 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Demóstenes admite relação com Cachoeira

O senador Demóstenes Torres (sem partido-GO), alvo de processo no Conselho de Ética do Senado por quebra de decoro, negou nesta terça-feira, 29, ter relação com jogos ilegais, mas admitiu que mantinha uma relação de amizade com Carlinhos Cachoeira, acusado de chefiar uma organização que explorava jogos ilícitos.

 

O processo foi aberto para apurar se Demóstenes agiu de forma antiética ou se quebrou o decoro parlamentar, após terem vindo à tona denúncias de que teria usado seu mandato e suas relações para atuar em favor de Cachoeira.

O senador afirmou ainda que chegou a pensar em renunciar ao seu mandato.

“Vivo um momento que eu jamais esperaria passar. A partir de 29 de fevereiro deste ano, eu passei a enfrentar algo que nunca tinha enfrentando em minha vida: depressão, remédio para dormir e que não faz efeito, fuga dos amigos e talvez a campanha sistemática mais orquestrada da história do Brasil”, afirmou o senador ao começar sua defesa.

“Pensei nas piores coisas, pensei em renunciar ao meu mandato”, acrescentou.

As acusações contra Demóstenes, que levaram o parlamentar a pedir no início de abril sua desfiliação do DEM, surgiram a partir de interceptações telefônicas da Polícia Federal.

“Eu jamais tive qualquer participação em esquema de jogos ilegais”, afirmou o senador, durante seu depoimento no Conselho de Ética.

“Reafirmo que tinha amizade com ele (Cachoeira)”, declarou Demóstenes, ressaltando que Cachoeira tinha muitas relações sociais e mantinha diálogos “com cinco governadores”.

Segundo o senador, Cachoeira teria garantido que trabalhava como empresário e que já não praticava atividade que pudesse ser considerada contravenção.

“O que ele disse a mim, disse também a outras pessoas, que não lidava mais com jogos”, afirmou o senador aos colegas, que devem votar no fim de junho um relatório que pode recomendar sua cassação. Uma vez aprovado no Conselho de Ética, o relatório ainda será submetido a voto secreto no plenário do Senado.

 

“JOGANDO VERDE”

Em resposta a denúncias de que teria passado a Cachoeira informações de reuniões reservadas com autoridades do Executivo, Judiciário e Legislativo, Demóstenes afirmou que estava “jogando verde”, para checar se o amigo tinha envolvimento com jogos ilegais.

“O único propósito era para saber se ele realmente estava no jogo”, justificou.

O senador também negou ter atuado como “lobista” da descriminalização dos jogos. “”Jamais fiz isso”, disse. “Que lobista sou eu que nunca procurou nenhum colega senador para legalizar jogo?”, questionou.

Pesam ainda contra Demóstenes denúncias de que teria utilizado um aparelho de telefone/rádio pago por Cachoeira. O telefone, habilitado nos Estados Unidos, seria protegido contra interceptações telefônicas.

O senador argumentou ter aceitado o telefone por “comodidade” e que usava o aparelho para se comunicar com “várias pessoas”. “Eu não tinha como adivinhar que isso era utilizado para outras finalidades.”

Demóstenes negou ainda ter recebido a informação de que o telefone não poderia ser grampeado.

No início de seu depoimento, o senador utilizou a tese de sua defesa, que critica toda a investigação sobre o envolvimento entre Demóstenes e Cachoeira. Seus advogados argumentam que a investigação e coleta de provas tinha de ser autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), uma vez que o senador tem foro privilegiado.

As ramificações de Cachoeira e seu grupo no setor público e entre empresários motivaram a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) mista no Congresso.

Demóstenes é também alvo de inquérito aberto em março pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que solicitou ainda a quebra do sigilo bancário do senador por suas ligações com Cachoeira, preso desde fevereiro acusado de comandar uma rede de jogos ilegais. (reportagem de Maria Carolina Marcello)

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x