19 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Brasil

Jornal Primeira Página > Notícias > Brasil > Desfile marca aniversário da Revolução Constitucionalista

Desfile marca aniversário da Revolução Constitucionalista

09/07/2013 21h44 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Desfile marca aniversário da Revolução Constitucionalista

O desfile de comemoração do 81º aniversário da Revolução Constitucionalista de 1932 foi realizado na manhã desta terça-feira, 9, no Mausoléu do Soldado Constitucionalista, no Parque Ibirapuera, zona sul da Capital. O evento é um marco para a história de São Paulo.

 

No evento, a Medalha Constitucionalista, conferida pela Sociedade Veteranos de 1932 em homenagem aos heróis de revolução, foi entregue para autoridades civis e militares.

Além da entrega de medalhas, houve a tradicional cerimônia de sepultamento dos heróis homenageados pela Revolução e o desfile cívico.

 

A Revolução de 32

A Revolução Constitucionalista de 1932 foi o movimento armado ocorrido no Brasil entre julho e outubro de 1932, no qual o Estado de São Paulo visava a derrubada do governo provisório de Getúlio Vargas e a instituição de um regime constitucional após a supressão da Constituição de 1891 pela Revolução de 1930.

Foi a primeira grande revolta contra o governo de Getúlio Vargas e o último grande conflito armado corrido no Brasil. No total, foram 85 dias de combates (de 9 de julho a 2 de outubro de 1932), com um saldo oficial de 934 mortos, embora estimativas, não oficiais, reportem até 2.200.Destacam-se os nomes dos estudantes Mário Martins de Almeida, Euclides Miragaia, Dráusio Marcondes de Sousa e Antônio Camargo de Andrade (M.M.D.C.), que morreram em 23 de maio de 32, durante protesto na Praça da República. O caso foi o estopim para a revolução.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x