25 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Brasil

Jornal Primeira Página > Notícias > Brasil > Dilma critica política expansionista de BCs desenvolvidos

Dilma critica política expansionista de BCs desenvolvidos

25/09/2012 17h40 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Dilma critica política expansionista de BCs desenvolvidos

A presidente Dilma Rousseff criticou nesta terça-feira, 25, a política expansionista adotada pelos principais bancos centrais afirmando que ela prejudica os países emergentes e a própria economia global.

 

“Os bancos centrais dos países desenvolvidos persistem em uma política monetária expansionista que desequilibra as taxas de câmbio”, disse Dilma em discurso na Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). “Com isso, os países emergentes perdem mercado devido à valorização artificial de suas moedas, o que agrava ainda mais o quadro recessivo global.”

Para Dilma, a política monetária não deve ser a única resposta para enfrentar o aumento do desemprego nos países desenvolvidos.

Ao mesmo tempo, a presidente defendeu medidas de “defesa comercial”, retomando, ainda que indiretamente, a discussão desta semana com os Estados Unidos, que acusaram o Brasil de protecionismo.

“Não podemos aceitar que iniciativas legítimas de defesa comercial por parte dos países em desenvolvimento sejam injustamente classificadas como protecionismo”, disse.

Dilma aproveitou ainda para fazer um apelo por um pacto internacional pelo crescimento econômico.

“É urgente a construção de um amplo pacto pela retomada coordenada do crescimento econômico global, impedindo a desesperança povoada pelo desemprego e pela falta de oportunidades”, defendeu.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x