19 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Brasil

Jornal Primeira Página > Notícias > Brasil > Encontro Estadual debate relação da mídia com grandes eventos

Encontro Estadual debate relação da mídia com grandes eventos

10/06/2013 22h15 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Encontro Estadual debate relação da mídia com grandes eventos

Com a presença de cerca de 90 jornalistas, foi realizado no último fim de semana, no município de São Pedro, no interior paulista, o XXIV Encontro Estadual de Jornalistas em Assessoria de Imprensa (EEJAI). Após a abertura na noite de sexta-feira, o segundo dia do evento, no sábado, 8 de junho, começou com uma mesa redonda intitulada “Relação da Mídia com os Grandes Eventos Esportivos”, que discutiu, principalmente, a mudança que está acontecendo no segmento de AI (Assessoria de Imprensa).

 

Milton Neves, jornalista esportivo, Paulo Rossi, representante do Ministério dos Esportes, e André Cintra, assessor de imprensa da SPCOPA (Comitê Integrado de Gestão Governamental Especial para a Copa do Mundo de Futebol de 2014), sentaram-se à mesa, coordenada por Márcia Quintanilha, secretária de Sindicalização do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP), para debater o tema e responder perguntas.

“Essa é a hora de subir na profissão”. Foi assim que Milton Neves abriu sua fala. Para o jornalista o período é propício aos profissionais de AI, já que a Copa das Confederações, a Copa do Mundo e depois as Olimpíadas de 2016 abrem um grande leque na área da comunicação. Além disso, Neves chamou a atenção dos jornalistas para a qualificação, principalmente referente a idiomas, essencial para o profissional ganhar espaço no mercado de trabalho. “Você precisa é ser poliglota porque hoje a visão sobre o trabalho de uma Assessoria mudou. O assessor não é mais só um fazedor de release.”

Todos os integrantes da mesa falaram desse momento de transformação em que vive o segmento de AI. Milton Neves afirmou que “é muito claro hoje que a imagem que uma empresa passa é tão importante, ou até mais, do que o produto que ela vende e isso é trabalho para o assessor”. Paulo Rossi complementa: “a Assessoria faz parte de todo o planejamento estratégico de qualquer evento e empresa”.

Rossi acredita que esses grandes eventos estão trazendo um novo conceito à área. “Não se fazem mais só releases, agora o profissional precisa se manter mais informado, antenado e profissionalizado”.

Dessa forma, o representante do Ministério de Esportes põe em pauta a questão da volta da obrigatoriedade do diploma em jornalismo. “O mercado está cada dia mais reconhecendo que a formação profissional específica para o jornalismo é uma necessidade”, diz Rossi, que acredita também que, dessa forma, os jornalistas da área estão consolidando um novo conceito de Assessoria de Imprensa no país.

 

DOMINGO – Na manhã de domingo, o evento foi marcado por novos debates e também para a eleição dos delegados que vão participar de 22 a 25 de agosto do ENJAI (Encontro Nacional dos Jornalistas em Assessoria de Imprensa), que será realizado na cidade do Rio de Janeiro (RJ).

 

 

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x