19 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Brasil

Jornal Primeira Página > Notícias > Brasil > Governo descarta validade da reforma política para 2014

Governo descarta validade da reforma política para 2014

04/07/2013 17h01 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Governo descarta validade da reforma política para 2014

O Congresso definirá a data e o conteúdo para um plebiscito em torno da reforma política, mas não há tempo para que as novas regras sejam válidas já nas eleições do ano que vem, disse nesta quinta-feira, 4, o vice-presidente Michel Temer.

 

“Não há mais condições de fazer qualquer consulta antes de outubro e não havendo condições temporais para fazer essa consulta, qualquer reforma que venha, só se aplicará para as próximas eleições e não para esta (de 2014)”, disse a jornalistas o vice-presidente da República, Michel Temer.

Na última terça-feira, o Tribunal Superior Eleitoral definiu, em resposta à consulta da presidente Dilma Rousseff, que um eventual plebiscito só poderia ser realizado pelo menos 70 dias depois de sua convocação pelo Congresso.

A proposta do plebiscito foi encaminhada por Dilma ao Congresso como uma de suas respostas às manifestações populares que tomaram as ruas de todo o país nas últimas semanas.

Temer e o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo se reuniram com líderes da base governista na Câmara dos Deputados e disseram que ainda não há um consenso sobre quando deve ocorrer o plebiscito.

O vice-presidente explicou que a maioria dos participantes da reunião defendeu a realização do plebiscito juntamente com as eleições do ano que vem.

Temer admitiu que é possível que o Congresso produza uma reforma política antes mesmo do plebiscito, o que poderia tornar a consulta popular desnecessária.

“Se o Congresso realizar a reforma política e ela for, digamos, adequada às aspirações populares, quem sabe até não se pense em plebiscito”, disse Temer, acrescentando, porém, que “essa é uma ideia inteiramente descartada neste momento”.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
mazakaa
mazakaa
10 anos atrás

Temer volta atrás e diz que reforma para 2014 é possível
Vice afirmou que governo ainda quer plebiscito este ano. Antes, disse que ‘não há mais condição temporal’ para consulta

0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x