24 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Brasil

Jornal Primeira Página > Notícias > Brasil > Governo lança o programa “SP Contra o Crime”

Governo lança o programa “SP Contra o Crime”

23/05/2013 01h24 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Governo lança o programa “SP Contra o Crime”

O governador Geraldo Alckmin anunciou nesta quarta-feira, 22, o programa “São Paulo Contra o Crime”, um conjunto de ações estratégicas na área da segurança pública. Entre as medidas, está prevista a contratação recorde para o efetivo das polícias Civil e Técnico–Cientifica e um convênio com o Instituto Sou da Paz, que prestará uma consultoria para secretaria da Segurança Pública e estudar o estabelecimento de metas e meritocracia policiais para a redução dos índices criminais.

 

O governador ressaltou que a polícia de São Paulo é a maior do país, falou da redução dos homicídios ao longo dos últimos 13 anos e do emprenho em reduzir os principais indicadores de criminalidade – homicídio, latrocínio, roubo e furtos de veículo.

“Um grande passo estamos dando aqui. Estabeleceremos um sistema de metas finalistas e transparentes, a polícia sabe as metas por distrito, por companhia e região. O que queremos são resultados, é reduzir o índice de criminalidade”, afirmou o governador. Alckmin reforçou ainda que as mãos da sociedade civil são importantíssimas no trabalho com o governo. “Este é o trabalho que hoje estamos conveniando para que já esteja detalhado no segundo semestre”, ressaltou.

O secretário da Segurança explicou que a consultoria do Instituto Sou da Paz vai permitir o estabelecimento de metas policiais. “Nós não temos ainda a definição de metas, isso ainda vai acontecer nos próximos meses e é exatamente esse trabalho de consultoria que vai permitir a fixação dessas metas. Isso vai ser definido futuramente. O bônus está sendo estudado, é premiação, isso não se confunde com questões salariais”, explicou o secretário.

Grella ressaltou que o programa “São Paulo Contra o Crime” tem ainda um viés administrativo para o reforço de recursos humanos e prevê a abertura de concursos públicos para o preenchimento de 129 vagas de delegados, 1.384 de investigadores, 1.075 de escrivães e 217 de agentes policiais.

Na Polícia Científica, serão 1.865 cargos administrativos necessários à gestão das unidades do Instituto de Criminalística (IC) e do Instituto Médico Legal (IML). “Uma verdadeira revolução, um aumento de 60% dos recursos humanos. Reforçaremos a inteligência, a perícia, toda a parte tecnológica para a gente rapidamente investigar, elucidar crimes e prender criminosos”, comentou Alckmin. 

 

Licitação Internacional

O projeto de consultoria vai complementar outra ação estruturante na SSP: a abertura de licitação internacional para a contratação de um sistema de tecnologia que permita a integração dos bancos de dados criminais das polícias Civil e Militar.

Nesta semana, uma comissão do governo paulista, com a participação de representantes das duas polícias, está em visita a Nova Iorque, Londres e Amsterdam para conhecer modelos de integração adotadas pelas polícias das três cidades.

 

Reestruturação de unidades

Dois departamentos especializados da Polícia Civil, o Deic e o de Capturas e Delegacias Especializadas (Decade) terão as estruturas incrementadas. As medidas também afetam o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

No caso do Deic, a atual Delegacia de Roubos passará a investigar, também, os latrocínios. Outra alteração atingirá a 2ª Delegacia de Furtos e Roubos de Jóias, transformada em 2ª Delegacia de Investigações de Crimes Patrimoniais de Intervenção Estratégica. Com isso, ela ficará focada na apuração de infrações sazonais, como “arrastões” em restaurantes.

Uma terceira reformulação é a elevação do Serviço Aerotático (SAT), que será elevado a nível de Divisão de Operações Especiais.

No âmbito do DHPP, a atual Delegacia de Repressão a Homicídios Múltiplos e Latrocínios (3ª Delegacia da Divisão de Homicídios) passará a investigar apenas as chacinas.

Também foi anunciada a reestruturação do Decade. A medida vai permitir, entre outros benefícios, melhorar o atendimento aos turistas, que está a cargo da Delegacia de Atendimento ao Turista (Deatur), que integra o Decade. A determinação fortalece os trabalhos do equipamento para a Copa de 2014.

 

Mudanças no Interior

No rol de reestruturações, foi anunciada ainda a criação e organização do Departamento de Polícia Judiciária do Interior 10 – Araçatuba (Deinter-10). Hoje, a região é de responsabilidade do Deinter 5 (São José do Rio Preto). A medida é uma antiga reivindicação de prefeitos e policiais da região.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x