25 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Brasil

Jornal Primeira Página > Notícias > Brasil > Governo nega prorrogar concessão de hidrelétrica Jaguara da Cemig

Governo nega prorrogar concessão de hidrelétrica Jaguara da Cemig

03/05/2013 15h53 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Governo nega prorrogar concessão de hidrelétrica Jaguara da Cemig

O Ministério de Minas e Energia negou prorrogar a concessão da hidrelétrica Jaguara à Cemig, depois que a estatal mineira pediu extensão do contrato da usina com base em regras antigas e não com aquelas estabelecidas pelo governo em 2012.

 

A prorrogação foi negada por meio de despacho publicado no Diário Oficial da União nesta sexta-feira, 3, no qual o governo indefere o pedido de prorrogação por ter sido apresentado “intempestivamente”.

A Cemig queria que a concessão da hidrelétrica de 424 megawatts (MW) fosse prorrogada mais uma vez, por 20 anos, de acordo com as regras antigas do setor elétrico e conforme permitiria o contrato vigente, segundo a empresa.

Mas o governo determinou no fim do ano passado que a concessão da usina seria incluída na regra da renovação antecipada da concessões, por meio da qual sua energia seria considerada na distribuição de cotas que colaboram para a queda do preço da energia para os consumidores.

Como Cemig não renovou a concessão da usina – e nem das hidrelétricas São Simão e Miranda – quando o contrato atual terminar, de acordo com as novas regras, os ativos serão revertidos à União que poderá relicitá-los.

A Cemig não pôde informar imediatamente o que fará em relação à decisão publicada no Diário Oficial, mas tinha sinalizado no início de abril que poderia entrar na Justiça para brigar pelas usinas.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x