25 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Brasil

Jornal Primeira Página > Notícias > Brasil > Governo pretende realizar dois leilões de energia A-5 este ano

Governo pretende realizar dois leilões de energia A-5 este ano

10/06/2013 18h16 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Governo pretende realizar dois leilões de energia A-5 este ano

O governo pretende realizar neste ano dois leilões de energia nova com início de fornecimento em 5 anos (o chamado A-5), disse nesta segunda-feira, 10, o secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, durante a divulgação do balanço do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

 

Segundo o secretário, o primeiro leilão A-5 deve ser realizado em agosto e o segundo, mais para o fim do ano. Além disso, ao longo do segundo semestre devem ocorrer um leilão A-3 (para fornecimento em 3 anos) e um leilão de energia de reserva.

“O leilão A-3 deve ser em setembro e o de reserva, em agosto”, disse o secretário a jornalistas após o evento.

Os leilões do tipo A-5, por embutir um prazo maior para entrega, são tipicamente disputados por usinas hidrelétricas, desde que tenham licença ambiental prévia, mas também envolvem termelétricas.

Com a realização de dois leilões A-5 no mesmo ano, o governo ganha tempo para obter mais licenças ambientais prévias para os projetos de hidrelétricas, sem as quais as usinas não podem ser licitadas.

Zimmermann disse que isso já foi feito antes. “Já fizemos isso em outros anos. À medida em que vai saindo hidrelétrica com licença prévia, que é um requisito legal para levar a leilão, nós fazemos”, disse.

 

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x