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Jovens são os que mais utilizam os serviços e-gov

Benefícios e serviços do governo podem ser requisitados pela internet

28/10/2021 07h22 - Atualizado há 2 anos Publicado por: Redação
Jovens são os que mais utilizam os serviços e-gov Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil

O universitário Victor Hugo Araújo Ruda, de 21 anos, é um dos jovens moradores de áreas urbanas que utiliza os serviços eletrônicos do governo.

“Já acessei a Carteira Nacional de Trânsito Digital e o Título de Eleitor digital. O serviço foi muito fácil, não tive nenhuma dificuldade em procurar, muito rápido, procurei pelo aplicativo do título, estava lá, colocar os dados. E a mesma coisa com a CNH. Acho que hoje se você consegue fazer um serviço pela internet fica muito mais fácil, principalmente pelo celular. ”

Victor Hugo não está sozinho. São os jovens da cidade, com emprego formal, escolaridade acima do ensino fundamental e de classe social superior a C, os mais propensos a utilizar serviços eletrônicos do governo. Por meio do acesso remoto, é possível ter acesso ao seguro-desemprego, imposto de renda, solicitação de benefícios, documentos, entre outros.

De acordo com estudo feito por pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a maior habilidade desses jovens em lidar com a tecnologia tem ajudado a ampliar a presença deles nos serviços oferecidos de forma eletrônica pelo governo.

“Os resultados da análise indicam que os usuários mais jovens são mais propensos ao uso de serviços de governo eletrônico, e isso pode estar relacionado com o fato de os jovens apresentarem maior habilidade para lidar com recursos tecnológicos. É importante entendermos as diferenças na habilidade de uso da tecnologia entre as gerações. As gerações mais jovens cresceram usando smartphones e tablets, enquanto os mais idosos passaram a ter contato com esses dispositivos na fase adulta, muitos já na terceira idade”, observou doutorando da UFRJ Luiz Vargas, coautor do estudo.

A pesquisa analisou dados do TIC Domicílios 2019, realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic), que traz dados de 20.536 pessoas, coletados de outubro de 2019 a março de 2020 em todo o Brasil.

O objetivo do estudo foi avaliar os fatores que influenciam na decisão do cidadão de usar serviços de governo eletrônico no Brasil e servir de insumo para discussões entre gestores públicos sobre projetos de transformação digital no setor público.

Para o pesquisador, é importante destacar que o estudo traz uma visão do contexto brasileiro, onde as diferenças socioeconômicas são relevantes.

“Isso significa que, ao avaliarmos a implementação de serviços de governo eletrônico, devemos ter um olhar específico para a realidade do nosso país, onde as diferenças socioeconômicas são relevantes. Cabe ressaltar ainda que o estudo foi realizado com base em dados coletados antes da pandemia da covid 19, durante a qual houve uma intensificação do uso de serviços eletrônicos, como o caso do auxílio emergencial. ”

Capacitação para adultos e idosos

Na opinião do pesquisador, o governo deveria desenvolver programas para ampliar o acesso aos serviços eletrônicos pela população, em especial, pelos mais idosos.

“Desenvolver programas de capacitação em tecnologia para adultos e idosos, e prover canais de atendimento híbrido, ou seja, atendimento eletrônico e presencial com utilização de equipamentos como forma de capacitar o cidadão para o uso dos serviços, são ações que ajudariam a ampliar a adesão por parte dos idosos”.

Outra ação possível, é estimular a evolução da infraestrutura de telecomunicações. “Em geral, cidadãos de classe social mais alta, por exemplo, têm acesso a melhores condições de acesso à internet, ao contrário dos indivíduos de classes sociais mais baixas. ”

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