16 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Brasil

Jornal Primeira Página > Notícias > Brasil > Lewandowski condena Jefferson por corrupção

Lewandowski condena Jefferson por corrupção

26/09/2012 21h07 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Lewandowski condena Jefferson por corrupção

O revisor da ação penal do chamado mensalão, ministro Ricardo Lewandowski, condenou nesta quarta-feira, 26, o ex-deputado e presidente do PTB, Roberto Jefferson, delator do suposto esquema, pelo crime de corrupção ativa, mas o absolveu da acusação de lavagem de dinheiro.

 

Jefferson é acusado de ter recebido 4,5 milhões de reais entre dezembro de 2003 e maio de 2004 para que o PTB aderisse à base aliada do governo. Ele teria sido auxiliado pelo também deputado Romeu Queiroz e por Emerson Palmieri, primeiro-secretário do PTB, que trabalhava como tesoureiro informal do partido.

O relator disse que o recebimento de dinheiro está relacionado ao crime de corrupção passiva, repetindo posição anterior de que o réu não pode responder a dois crimes por uma mesma ilicitude.

Lewandowski disse que Jefferson recebeu elevadas quantias de dinheiro em nome do partido.

“Roberto Jefferson não só assumiu a autoria dos delitos sozinho, sempre, sempre assumiu as responsabilidades por esses fatos isoladamente, excluindo inclusive a participação de Emerson Palmieri e de qualquer outra pessoa e recusou-se a informar o destino dos valores”, disse Lewandowski.

Jefferson delatou a existência do suposto esquema em entrevista em 2005. O dinheiro recebido por ele seria parte do valor de 20 milhões de reais que teria sido acertado com o então ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, em troca de apoio do partido, segundo a denúncia do Ministério Público Federal (MPF). O relator ainda irá analisar as acusações contra Queiroz e Palmieri.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x