26 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Brasil

Jornal Primeira Página > Notícias > Brasil > Newton participa de homenagem aos Pioneiros da Educação

Newton participa de homenagem aos Pioneiros da Educação

10/07/2012 18h51 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Newton participa de homenagem aos Pioneiros da Educação

O presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara, deputado federal Newton Lima (PT-SP), participou nesta terça-feira, 10, da Sessão Solene em homenagem aos 80 anos do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova.

 

Redigido por Fernando de Azevedo em 1932 durante o governo de Getúlio Vargas, o documento vislumbrava a possibilidade da interferência de intelectuais na organização da sociedade brasileira do ponto de vista da educação. Além de constatar a desorganização do aparelho escolar, o manifesto propunha que o Estado organizasse um plano geral de educação, defendendo a bandeira de uma escola única, pública, laica, obrigatória e gratuita.

De acordo com Newton Lima, a votação suprapartidária do Plano Nacional de Educação (PNE) vem ao encontro do manifesto, com um conjunto de avanços na área. “Investir na educação, investir na cidadania e na soberania dos brasileiros, na qualificação do trabalho e na produção, é fundamental para que o Brasil chegue a ser a 5ª potência mundial”, defendeu o deputado.

Durante a sessão o parlamentar também relembrou grandes nomes da educação brasileira, como Florestan Fernandes, Darcy Ribeiro e Paulo Freire. “Nós estamos felizes porque estamos realizando tudo o que os pioneiros advogaram pela educação do País”, finalizou Newton Lima.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x