20 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Brasil

Jornal Primeira Página > Notícias > Brasil > Padre Dé é condenado por pedofilia

Padre Dé é condenado por pedofilia

08/11/2011 17h08 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Padre Dé é condenado por pedofilia

O padre José Afonso Dé foi condenado pela 2 ª Vara Criminal de Franca a 60 anos e oito meses de prisão por estupro e atentado violento ao pudor.

Em abril de 2010, o pároco foi acusado de pedofilia e indiciado por abusar sexualmete de seis garotos, entre dezembro de 2009 e janeiro de 2010. As vítimas, com idades entre 12 e 16 anos, eram coroinhas e frequentadores da Paróquia São Vicente de Paulo, em Franca.

Segundo o advogado de defesa Eduardo Maestrelo Caleiro Palma, a decisão foi proferida no meio do ano, mas como o caso corre em segredo de Justiça, não foi divulgada.

O advogado entrou com um pedido de habeas corpus para que o pároco aguarde a decisão do recurso ao Tribunal de Justiça (TJ) em liberdade.

O caso
Uma denúncia anônima feita no dia 24 de março ao Conselho Tutelar de Franca deu origem à investigação da Delegavia de Defesa da Mulher. O denunciante, que não quis se identificar, havia dito que o sacerdote molestava adolescentes na sacristia da igreja onde ele celebrava missas e na própria casa. Os meninos relataram terem sido beijados e acariciados nos órgãos sexuais pelo Afonso Dé.

Afastado
O padre Dé foi afastado das suas funções pelo bispo de Franca, Dom Pedro Luís Stringhini, que também entrou em contato com a Nunciatura Apostólica, a ‘embaixada’ do Vaticano no Brasil, para encaminhar formalmente as acusações contra o pároco.

Durante a apuração, 31 pessoas foram ouvidas, entre o acusado, as vítimas, mães dos garotos e testemunhas. Além dos seis garotos molestados entre 2009 e 2010, a polícia indentificou mais quatro vítimas, num total de dez, mas como o abuso teria ocorrido entre os anos de 1990 e início de 2000, o crime prescreveu. 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x