24 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Brasil

Jornal Primeira Página > Notícias > Brasil > Petistas querem explicações de Gurgel

Petistas querem explicações de Gurgel

26/04/2012 22h19 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Petistas querem explicações de Gurgel

Parlamentares do PT indicados para participar da CPI que investigará os vínculos de agentes públicos com Carlinhos Cachoeira, acusado de comandar um esquema de jogos ilegais, defenderam nesta quinta-feira, 26, que o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, preste explicações à comissão.

 

Na reunião que definiu o plano de ação na comissão, parlamentares decidiram incluir na pauta do partido que Gurgel explique por que não foi dado seguimento às investigações da Operação Vegas, que estaria desde 2009 na PGR -em um movimento que teria beneficiado suspeitos da operação Monte Carlo, deflagradaem fevereiro. Ambassão foco da CPI.

Na quarta-feira, o líder do PT na Câmara, Jilmar Tatto, evitou a aprovação da convocação de integrantes do governo, entre eles Gurgel.

Há, entretanto, um acordo com o presidente da comissão, o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), para que seja feito um convite -em vez de convocação- ao procurador-geral.

Desde o ano passado, integrantes do PT se manifestaram irritados com Gurgel pelo fato de ele ter enviado ao STF as considerações finais sobre o caso do mensalão, em que defendeu a condenação de acusados.

O plano de ação do partido tem como foco não deixar a oposição “desviar o foco” da comissão para atingir o governo.

O texto, que deverá ter sua versão final apresentada na próxima semana pelo relator da CPI, Odair Cunha (PT-MG), afirma que a meta será “investigar uma organização criminosa no país, que fez espionagem política, lavagem de dinheiro e que tem tentáculos nos poderes estabelecidos”, relataram à Reuters dois parlamentares.

“Nós não estamos na defensiva”, afirmou o relator.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x