20 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Brasil

Jornal Primeira Página > Notícias > Brasil > Policia encontra carro roubado com material radioativo

Policia encontra carro roubado com material radioativo

01/05/2012 13h17 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Policia encontra carro roubado com material radioativo

O carro com material radioativo Selênio 75, roubado no fim de semana por bandidos armados em uma rodovia do Rio de Janeiro, foi recuperado nessa madrugada, segundo a polícia fluminense.

 

O veículo foi encontrado no bairro de Cordovil, no subúrbio da cidade, graças a uma denúncia anônima

O material radioativo utilizado para fazer raio x de equipamentos pesados estava no porta malas do veículo e a caixa blindada com Selênio 75 não foi violada.

“Quem manipulasse o material poderia correr risco em relação à sua saúde. Dependendo da dose poderia haver queimaduras e, dependendo do tempo que ficar, pode haver até risco de vida”, disse Ivan Salati, diretor da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN).

“Quem roubou o carro não tinha noção do que estava levando. A ação da imprensa e das autoridades foi fundamental para recuperar o material em perfeito estado”, acrescentou João Carlos Videira, diretor da empresa responsável pelo transporte do material radioativo.

Em 1987, uma cápsula radioativa de Césio 137, que pertencia a um material hospitalar, foi encontrada em um ferro velho em Goiás e aberta. Quatro pessoas morreram e mais de seiscentas foram contaminadas.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x