18 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Brasil

Jornal Primeira Página > Notícias > Brasil > Polícia Militar ganha três troféus no Prêmio Mário Covas

Polícia Militar ganha três troféus no Prêmio Mário Covas

28/05/2013 23h59 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Polícia Militar ganha três troféus no Prêmio Mário Covas

Três projetos da Polícia Militar receberam o troféu da 9ª edição do Prêmio Mário Covas. A cerimônia aconteceu na noite desta segunda-feira, 27, na Sala São Paulo, na região da Luz, no centro de São Paulo.

 

O Despacho Social do Boletim de Ocorrência da PM (BOPM) e a Iniciativa de Gestão de Ordem Pública Local receberam os prêmios mais disputados da noite, na categoria “Inovação em Gestão Estadual”. Essa divisão da premiação destaca as ações que foram realizadas pelos servidores públicos do Estado.

A “Mediação comunitária de conflitos da Base Comunitária de Segurança (BCS) Laranjeiras” recebeu menção honrosa na mesma categoria. No total, foram nove premiados – os vencedores, duas menções honrosas e um destaque de excelência no uso dos recursos públicos (esta novidade do Prêmio).

No total, foram 221 trabalhos inscritos – sendo 31 dos órgãos de segurança –, dos quais 58 se tornaram finalistas. Desse total, oito projetos eram das polícias Civil e Militar. Durante a noite, o prêmio chegou a 21 dessas iniciativas.

 

“Título e objeto”

O secretário de Estado da Gestão Pública, Davi Zaia, que representou o governador Geraldo Alckmin, ressaltou que “todo ano, esse prêmio lembra a trajetória política e social do eterno governador de São Paulo”. Mário Covas este à frente do governo de 1995 até a data de sua morte, causada por câncer, em 2001.

Zaia afirmou ainda que é preciso que os servidores públicos auxiliem a gestão governamental com sua criatividade. “Por isso, queremos ampliar o nosso Prêmio, porque queremos aumentar a capacidade das boas práticas da gestão pública”, disse. O Prêmio é organizado pela secretaria estadual.

Para o presidente da Assembleia Legislativa (Alesp), deputado estadual Samuel Moreira, é sempre preciso lembrar a relação entre “título e objeto” da celebração. Ouvir as iniciativas de todos, segundo ele, era uma das características de Covas.

“Os servidores que trabalham para melhorar a gestão têm espírito público. Eles entendem que tudo isso é para a nossa população, a população paulista”, enfatizou.

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) foi representada pelo assessor especial parlamentar, Carlos Alberto Estracine, e pela superintendente da Polícia Técnico-Científica (SPTC), Norma Bonaccorso.

 

Inovação em gestão estadual

A categoria em que os órgãos da SSP concorreram foi a de inovações na gestão do Estado, que premiou as iniciativas desenvolvidas por servidores e empregados públicos dos três Poderes de São Paulo (Executivo, Legislativo e Judiciário). Confira a lista.

 

Projetos vencedores

 

1. Inovação na técnica do exame de Papanicolaou do Sistema Único de Saúde (SUS), do Instituto Adolfo Lutz. Novidades tecnológicas no rastreamento do câncer de colo do útero.

 

2. Trabalho Artesanal: efeitos e oportunidades além das grades Penitenciária II “Nilton Silva” de Franco da Rocha, da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP).

 

3. Programa Município Verde Azul, da Coordenadoria de Planejamento Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente.

 

4. Despacho Social do Boletim de Ocorrência da Polícia Militar (BOPM), do 23º Batalhão de Polícia Militar do Interior (Lorena).

 

5. Gestão de ordem pública local, do 18º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano (zona norte de São Paulo).

 

6. Programa estadual de atenção ao egresso e família, da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP).

 

Menções honrosas

 

1. Mediação comunitária de conflitos da Base Comunitária de Segurança (BCS) Laranjeiras, do 26º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano (Franco da Rocha e região).

 

2. Portal da transparência do Governo do Estado de São Paulo, da Corregedoria Geral da Administração da Casa Civil.

 

Excelência no uso dos recursos públicos

A novidade do Prêmio na categoria foi vencida pelo Programa de Rastreamento Genético Ativo de Hipercolesterolemia Familiar na Região Metropolitana de São Paulo, do Instituto do Coração (InCor), que pertence ao Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP).

 

Esse destaque foi criado a pedido do governador e foi inédito na 9ª edição. Ano passado, durante a cerimônia de entrega dos troféus, Alckmin pediu que os projetos que melhor utilizassem o dinheiro público também fossem “exaltados”.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x