Rio ganha serviço telefônico 24 horas sobre coronavírus
Os moradores do Rio de Janeiro ganharam, nesta última segunda-feira
(23), um serviço telefônico gratuito para tirar dúvidas sobre o coronavírus.
No disque 160, será possível ajudar pacientes com possíveis sintomas
da covid-19, evitando que busquem unidades de saúde sem necessidade. A
informação sobre o novo serviço foi divulgada em nota pela Secretaria de Estado
de Saúde (SES).
Através da central telefônica, a população poderá tirar dúvidas sobre sintomas
e quando é o momento certo de buscar uma unidade de saúde. Logo após o
lançamento, o serviço já havia recebido mais de 500 ligações.
O governador do estado, Wilson Witzel, ressaltou que o objetivo é acelerar as
ações, a fim de evitar a propagação do vírus.
“O teleatendimento faz parte desse plano de
contingenciamento. É um serviço essencial para que a população fluminense
possa ter acesso a informações seguras sobre o que é o novo
coronavírus, as formas de prevenção e o que é preciso fazer em caso de
sintomas”, disse Witzel.
O serviço terá capacidade de realizar até 30 mil atendimentos, funcionando
24h. O objetivo é evitar que pacientes sem sinais de contaminação ou sem
sintomas graves saiam de casa, se expondo ao vírus e lotando as unidades de
saúde. Inicialmente serão 50 postos de atendimento, podendo dobrar a capacidade
de acordo com a demanda. Além desses, está prevista a abertura de mais 54
postos em outras localidades.
O secretário estadual de Saúde, Edmar Santos, considerou que o projeto tem
grande importância para contenção dos casos do coronavírus no Rio de
Janeiro.
“A central é importantíssima nesse momento e
servirá para esclarecer dúvidas dos profissionais de saúde e indicar quais
pacientes devem procurar atendimento, de preferência em unidades próximas às
suas residências, reduzindo deslocamentos. É preciso deixar a unidade de saúde
para os casos que realmente necessitem. Além disso, a central funcionará ainda
como mais um canal de combate às fake news”, explicou.
Iniciativa da SES, a central conta com a
parceria do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado
(Proderj), da Polícia Militar e do Hospital Universitário Pedro Ernesto. Além
deste canal, a população também pode esclarecer dúvidas nos sites oficiais da
SES: www.coronavirus.rj.gov.br e www.saude.rj.gov.br.