19 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Brasil

Jornal Primeira Página > Notícias > Brasil > Tombini: BC pode intervir no câmbio para dar liquidez

Tombini: BC pode intervir no câmbio para dar liquidez

22/11/2012 15h52 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Tombini: BC pode intervir no câmbio para dar liquidez

O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, afirmou nesta quinta-feira, 22, que, se for preciso, o órgão pode intervir no mercado de câmbio para prover maior liquidez, já que é comum no final do ano ocorrer uma menor oferta de dólares.

“Ao final do ano, (existe) tradicionalmente uma oferta menor de dólares, uma demanda talvez maior de dólares, o movimento que tendo historicamente se reverte logo no início do ano… Se preciso for, interviremos também na questão de provisão temporária de liquidez na virada do ano”, afirmou ele.

Ele também destacou que não há “qualquer banda formal ou informal” ou “objetivo” sobre o câmbio, que continua flutuante. Mas ressaltou que a autoridade monetária continuará tomando precaução para evitar que o Brasil seja alvo de especulações.

Segundo Tombini, que participa de audiência na Comissão Mista de Orçamento do Congresso, o BC “está pronto, sempre pronto” para atuar no mercado.

A fala de Tombini ocorre num momento que o mercado testa a banda informal do dólar a 2,10 reais, após a moeda ter subido mais de 3 por cento só neste mês. Logo após as declarações do presidente do BC, a cotação da moeda norte-americana passou a cair mais, voltando momentaneamente ao patamar de 2,08 reais.

Às 11h39, o dólar tinha queda de 0,21 por cento, a 2,0907 reais na venda. Na mínima do dia, chegou a 2,0892 reais.

A presidente Dilma Rousseff e o ministro da Fazenda, Guido Mantega, chegaram a dar declarações neste semana que levaram o mercado a acreditar que o governo toleraria o dólar acima de 2,10 reais.

“Não temos no país qualquer objetivo de câmbio, estamos com câmbio flutuante e nós sempre tomaremos precauções para evitar que o Brasil seja uma praça de desvalorização de importantes moedas contra a nossa moeda. A presidente Dilma recentemente mencionou esse fato”, afirmou ele.

Tombini também reafirmou que a economia brasileira já acelera neste semestre e que a expectativa é de um ritmo mais intenso em 2013, apoiada em importantes fatores de sustentação da demanda, como emprego, renda e crédito.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x