20 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Brasil

Jornal Primeira Página > Notícias > Brasil > Votação do Orçamento de 2013 só deve ocorrer em fevereiro

Votação do Orçamento de 2013 só deve ocorrer em fevereiro

26/12/2012 20h03 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Votação do Orçamento de 2013 só deve ocorrer em fevereiro

A votação do Orçamento de 2013 só deve ocorrer em fevereiro, depois que as lideranças partidárias não chegaram a um acordo para aprovar a peça orçamentária por meio da comissão representativa do Congresso ainda neste ano, disse nesta quarta-feira, 26, o relator do Orçamento, senador Romero Jucá (PMDB-RR).

 

Uma sessão do Congresso está marcada para o próximo dia 5 de fevereiro e nela o Orçamento seria aprovado, segundo as informações da Agência Câmara. Até lá, o governo só poderá executar 1/12 do que estava previsto na proposta orçamentária para despesas de custeio da máquina.

Essa restrição coloca em risco parte das desonerações tributárias propostas pelo governo na peça orçamentária e os novos investimentos públicos previstos para 2013. O orçamento de investimento só poderá ser executado por meio de restos a pagar de outros anos.

Sem o Orçamento aprovado, as categorias do funcionalismo que aderiram ao plano de reajustes salariais do governo após 31 de agosto também ficarão sem o aumento a partir de janeiro e terão que aguardar a aprovação da peça orçamentária.

Por conta dessas restrições, os líderes partidários analisaram a possibilidade de votar o Orçamento por meio da comissão representativa do Congresso, formada por 8 senadores e 18 deputados, ainda neste ano. Porém, como havia questionamentos jurídicos à essa alternativa os líderes desistiram desse caminho.

O governo ainda estuda o que fazer para evitar ficar sem Orçamento, por no mínimo um mês em 2013, e nesta quarta-feira a presidente Dilma Rousseff discutiu a possibilidade de editar uma medida provisória para garantir ao menos as desonerações previstas no Orçamento, segundo disse à Reuters uma fonte do Executivo.

Mas nenhuma decisão foi tomada ainda pela presidente, que pode decidir por essa alternativa até dia 31 de dezembro.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x