23 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > 20 mil pessoas em São Carlos e 4 milhões no Estado não tomaram 2ª dose contra Covid-19

20 mil pessoas em São Carlos e 4 milhões no Estado não tomaram 2ª dose contra Covid-19

Prefeitura de São Carlos mantém postos de vacinação tendo opção com e sem agendamento para ampliar acesso ao imunizante

14/10/2021 08h57 - Atualizado há 3 anos Publicado por: Redação
20 mil pessoas em São Carlos e 4 milhões no Estado não tomaram 2ª dose contra Covid-19 Foto: Divulgação
Reportagem: Hever Costa Lima

A Prefeitura de São Carlos (SP) identificou 20.067 pessoas faltosas que não compareceram para receber a segunda dose da vacina contra a Covid-19, até esta quarta-feira, 13. Desse total, 8.460 estão na faixa etária de 20 a 29 anos e 4.083 têm entre 30 e 39 anos.

No Estado, atualmente, há 4,1 milhões de pessoas que estão com a segunda dose contra a Covid-19 atrasada. Entre elas, estão 2,1 milhões de pessoas que precisam concluir esquemas vacinais com doses da Pfizer, número que foi impactado com a antecipação de 12 para 8 semanas no intervalo entre primeira e segunda dose.

Para facilitar o acesso ao imunizante, a administração municipal mantém os postos do Ginásio Milton Olaio Filho, das 7h30 às 18h30, e Fundação Pró-Memória, das 8 às 14 horas, sem a necessidade de agendamento no site da vacinação.

A medida, segundo a chefe de Vigilância em Saúde, Crislaine Mestre é para atender a uma faixa da população que tem dificuldades em acessar o site e fazer o agendamento e com isso ampliar a imunização na cidade.

Dados da Prefeitura indicam que até o momento foram 382.619 vacinas aplicadas, o que representa 215.854 (84,82%) com a primeira e 62.288 (63,77%) com a segunda dose. O levantamento considera a população de 254.484 pessoas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Para as pessoas que optarem pelo agendamento, as unidades da FESC, na Vila Nery e do Shopping Iguatemi, atendem das 8 às 14 horas. Já na UBS do Cidade Aracy a imunização permanece das 7h30 às 16h. O agendamento eletrônico deve ser realizado no site da Prefeitura Municipal de São Carlos no http://coronavirus.saocarlos.sp.gov.br/fila.

São Carlos permanece vacinando pessoas com 12 anos ou mais e aplicando a segunda dose de todos os imunizantes, além da terceira dose, chamada dose de reforço, nos imunossuprimidos, idosos com 60 anos ou mais e profissionais da saúde.

O imunizante Pfizer continua sendo antecipado, as pessoas que receberam a primeira dose antes de 25 de setembro devem calcular 28 dias antes da data registrada na carteira de vacinação para antecipar a segunda dose. Porém, as pessoas que foram vacinadas com a primeira dose a partir de 28 a data das segundas doses registradas na carteira de vacinação já foram calculadas com a antecipação.

DIA V DE VACINAÇÃO – O governador João Doria anunciou que o Governo de SP promoverá neste sábado (16), em parceria com os 645 municípios do Estado, um novo Dia V de vacinação, com duas frentes principais: aplicação da segunda dose e da dose adicional contra a Covid-19 e atualização da carteirinha de crianças e adolescentes que integram tanto a campanha contra o coronavírus quanto a de multivacinação.

Na data, mais de 5 mil postos estarão abertos das 7 às 19 horas. A população deve consultar a programação e horários de funcionamento dos postos de sua cidade.

“Essa é uma grande oportunidade para as pessoas que ainda não tomaram a segunda dose fazerem isso com calma e com tempo”, disse Doria.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x