26 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > 20º simpósio de Nutrição vem aí, com palestra internacional

20º simpósio de Nutrição vem aí, com palestra internacional

Os temas foram pensados tendo como propósito viabilizar o contato dos alunos

18/10/2021 18h04 - Atualizado há 3 anos Publicado por: Redação
20º simpósio de Nutrição vem aí, com palestra internacional Foto: Divulgação / UNICEP São Carlos

De 20 a 22 de outubro, acontecerá o 20º simpósio de Nutrição da UNICEP, serão três dias de evento com diversas palestras, inclusive, palestra internacional.

De acordo com a Profa. Dra. Danielle Raquel Gonçalves da Costa, docente do curso de Nutrição e auxiliar na organização do evento o tema do simpósio esse ano será “Nutrição Vivências Multidisciplinares – da teoria à prática”.

“Os temas foram pensados tendo como propósito viabilizar o contato dos alunos, em especial os do curso de Nutrição, com profissionais da área que, além da formação técnico-científica, possuem vivência prática nas diferentes áreas de atuação do Nutricionista”, explicou Danielle.

E completou: “Os temas a serem discutidos são bastante contemporâneos. Os alunos terão a oportunidade de discutir sobre alguns dos desafios atuais da profissão, e as estratégias utilizadas por profissionais experientes. Com certeza, esta vivência contribuirá para a atuação na carreira que escolheram. Por ser um evento multidisciplinar, buscou-se contemplar as áreas da nutrição clínica, materno-infantil, e esportiva, além de questões éticas relacionadas ao uso das mídias sociais pelo nutricionista, prática cada mais frequente e necessária. Este ano contaremos inclusive com a participação de uma nutricionista brasileira, com consultório clínico presencial em Londres, Reino Unido”.

Confira a programação:

Dia 20 de outubro de 2021

9h – “Ética na nutrição dentro e fora das mídias sociais”, com a Nut. Luciana Aragão, Nutricionista pela UNESA. Cofundadora do Grupo Especializado em Nutrição Contemporânea – GENCO. Aprimoranda em Transtornos Alimentares no AMBULIM-IPq-HC-FMUSP. Advogada graduada pela UFRJ. Atua em Nutrição Clínica com abordagem em comportamento alimentar. Colaboradora da equipe de produção de conteúdo da ASTRALBR.

10h30 – “Nutrição nos transtornos alimentares, características e tratamento”, com a Nut. Nicoli Brek, Nutricionista aprimorada em transtornos alimentares pelo instituto de psiquiatria (IPQ) da USP e também em DBT (Dialectical behavior therapy – Terapia comportamental dialética) pelo Paradigma. Voluntária no ambulatório de bulimia nervosa do AMBULIM e no PROTAD, monitora dos cursos de aprimoramento no IPQ. Também atua em consultório particular.

19h30 – “Condutas dietéticas para idosos com doenças do sistema digestório superior e neurocognitivas”, com a Dra. Thais Lima Dias Borges, Nutricionista (UECE); Mestre em Nutrição com ênfase em inclusão (UFRN); Professora Substituta do Dep. Nutrição UFRN; Membro do grupo de Estudos sobre diversidade e Inclusão em Nutrição e Saúde.

Dia 21 de outubro de 2021

9h30 – ““Condutas dietéticas para idosos com doenças do sistema digestório superior e neurocognitivas”, com a Dra. Lívia Gussoni Basile, Nutricionista Unimep (2001); Especialização em Saúde Coletiva pela ASBRAN; Mestrado e Doutorado em Alimentos e Nutrição pela UNESP Araraquara. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD. Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em Nutrição do Adulto e do Idoso. É avaliadora de cursos superiores pelo Ministério da Educação e membro do Comitê de Ética em Pesquisa da UFGD.

15h30 – “Como a nutrição pode auxiliar mulheres com síndrome dos ovários policísticos e endometriose”, com a Me. Nayara Massunaga Okazaki, Nutricionista; Pós-graduação em nutrição clínica funcional e fitoterapia funcional; Mestre em Ciências Médicas e Biológicas (UNIFESP); Doutoranda em Cardiologia.

18h – “Bioativos naturais e síndrome metabólica”, com a Dra. Paula Souza Ferreira, Nutricionista (UNIFEV); Especialização em Alimentos Funcionais, Fitoterapia e Suplementação (FAMERP); Mestrado e Doutorado em Alimentos e Nutrição (UNESP); Doutorado sanduíche – United States Department of Agriculture (USDA); Oficial do Quadro de Oficiais Convocados da Força Aérea Brasileira (AFA-Pirassununga).

19h30 – “Descomplicando a introdução alimentar infantil: métodos e abordagens participativas”, com a Me. Livia Salvador Gastrônoma (SENAC); Nutricionista (UFTM); Residência Multiprofissional em Saúde da Criança e do Adolescente (UNICAMP); Mestre em Pediatria (FMUSP). Atualmente é Pesquisadora do Centro de Desenvolvimento Infantil da USP/SP, realiza atendimentos, cursos e palestras voltadas para a introdução alimentar e alimentação na primeira infância.

Dia 22 de outubro de 2021

9h30 – “Alimentação e suplementação no exercício de força”, com a Me. Milena Barbon de Carvalho, Nutricionista (UFTM). Mestre em Ciências Nutricionais pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Pós-graduada em Nutrição Esportiva Funcional pela Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul). Nutricionista Clínica e Esportiva na cidade de Ribeirão Preto.

19h30 – “Atuação do profissional nutricionista no exterior: Reino Unido”, com a Esp. Carolina Capellari Simon, Nutricionista Clínica (Unilasalle), Especialista em Pediatria Geral, Pós-graduada em Saúde Pública e Nutrição em Patologias e certificada pelo ISSN (International Society of Sports Nutrition); atua em consultório clínico presencial em Londres (UK).

Para se inscrever acesse: https://www.unicep.edu.br/simposios/2021/nutricao/

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x