19 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > 657 pessoas morreram por causa da Aids São Carlos

657 pessoas morreram por causa da Aids São Carlos

30/11/2011 18h56 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
657 pessoas morreram por causa da Aids São Carlos

Segundo dados da Prefeitura Municipal de São Carlos, desde 1987 a cidade de São Carlos registrou 657 mortes em conseqüência da Aids. Foram 1.717 casos em adultos. Hoje, 1.060 pacientes estão em atendimento e 567 desenvolveram a doença e fazem uso do coquetel atirretroviral.

Um estudo do Programa Municipal de DST/Aids aponta ainda que os homens na faixa etária de 30 a 34 anos, heterossexuais e solteiros, são os mais atingidos assim como as mulheres de 25 a 29 anos, heterossexuais e casadas também são as mais atingidas.

Neste ano a incidência (novos casos notificados) é de 13 casos femininos e 31 masculinos. Há ainda o registro de 15 crianças em tratamento e 135 com alta sem o vírus porque o tratamento na mãe foi eficiente. 

Nos últimos 10 anos  foi registrado na cidade um caso positivo em criança, mas a gestante veio de outro município e não fez pré-natal em São Carlos. Neste período cerca de 183 crianças estão livres desta doença graças ao trabalho conjunto da Atenção Básica feito nas Unidades de Saúde com o Programa de DST/Aids.      

A coordenadora do Programa Municipal de DST/AIDS, Blaranis Pauletto, ressalta que toda população está vulnerável a contrair o vírus HIV. “A única forma efetiva de prevenção é o uso de preservativo em todas as relações sexuais. A grande dificuldade é que os jovens muitas vezes saem para a balada, bebem pinta o clima e se esquecem da prevenção”, alerta.

Blaranis lembra também que as mulheres casadas fazem parte de outro grupo que aumenta muito o número de casos porque confiam em seus companheiros e acreditam que não serão infectadas. Pessoas da terceira idade são outro foco de preocupação para o Programa Municipal de DST/Aids. “A preocupação se dá pelo fato de que com o aumento da  sobrevida da população os idosos continuam com vida sexual ativa e com isso aumenta a probabilidade de se infectarem”, concluiu.

A prevenção contra a doença é feita pela Prefeitura ao longo de todo o ano e em datas específicas, como no Carnaval, Dia Internacional da Mulher, Dia dos Namorados e intensificada  neste 1º de dezembro, Dia Mundial de Luta Contra a Aids.

São desenvolvidas também campanhas de prevenção em escolas, igrejas, centros comunitários, empresas do município grupos vulneráveis (mulheres, adolescentes, profissionais do sexo, caminhoneiros, travestis, homossexuais e usuário de drogas injetáveis), com o objetivo de estimular a prevenção da doença. Os grupos são orientados sobre a necessidade  de ter relações sexuais seguras (com uso de preservativo) e a detecção precoce dos casos já que quanto mais cedo se identificar a sorologia do paciente maior será a chance de sobrevida.

Vale ressaltar que a Aids ainda é uma doença que não tem cura e a melhoria da qualidade de vida dos pacientes que desenvolveram a doença  está associada ao uso dos medicamentos antirretrovirais eficientes também fornecidos pela Prefeitura.

Tratamento pelo SUS –  Para tratamento dos pacientes, a Prefeitura de São Carlos criou o Programa Municipal de DST/Aids que atende portadores de HIV e pacientes com a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids) já instalada em ambulatório localizado no Centro Municipal de Especialidades (CEME) na Vila Isabel. São Carlos atende também pacientes das cidades de Ibaté, Ribeirão Bonito, Dourado e Porto Ferreira. 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x