25 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Aberta a 1ª Conferência Municipal

Aberta a 1ª Conferência Municipal

21/04/2012 13h47 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Aberta a 1ª Conferência Municipal

Ampliar ainda mais a acessibilidade, propiciar a inclusão, melhorando a qualidade de vida da pessoa com deficiência. Esses são alguns dos objetivos das discussões realizadas na 1ª Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência, que teve início nesta quinta-feira (19), no auditório do Paço Municipal.

A abertura do evento contou com a presença do prefeito Oswaldo Barba, acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Cidinha Duarte, do vereador e líder do governo na Câmara e autor da lei que instituiu a Conferência, Lineu Navarro, da secretária de Cidadania e Assistência Social, Tânia Castilho, da presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Vanessa Cristina Paulino e da Dra. Maria Alice Packness Oliveira de Macedo, 2ª Defensora Pública do Estado e palestrante no evento.

A conferência também continuou nesta sexta-feira, 20, com a formação de grupos para discussão das políticas de acessibilidade.

O prefeito Barba destacou a existência de políticas transversaisem São Carlos, por serem aplicadas de maneira conjunta entre secretarias municipais e outros órgãos públicos. Apontou ainda a importância da primeira conferência em prol da pessoa com deficiência e que, para realizá-la, houve empenho de secretarias, como da Cidadania e a Assistência Social, Saúde, Habitação, Educação, entre outras. “São ações conjuntas que permitem atender e melhorar a vida da pessoa com deficiência, coordenadas por uma Comissão Permanente de Acessibilidade existente no município. Estamos procurando adequar prédios antigos às novas exigências e os novos já estão atendendo ao que é pedido”, destacou. São Carlos possui o Espaço Braille, especializado e que permite o acesso à informação, além de treinamento de orientação e mobilidade, inserido nos 9% de bibliotecas do país que possuem esse tipo de atendimento aos deficientes visuais.

Barba apontou ainda o trabalho de inclusão por meio de obras de acessibilidade, a contratação de profissionais e aquisição de equipamentos específicos pela Prefeitura, com o intuito de ampliar e melhorar o acesso. “Temos ainda as escolas bilíngues, com o ensino em libras, o que permite o ensino dos alunos com surdez”, ressalta.

O vereador Lineu Navarro destacou a relevância de criar a lei que institui a Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência e que somente com ações conjuntas e conscientização é possível ampliar e melhorar o acesso tanto ao conhecimento quanto à mobilidade das pessoas com deficiência.

A secretária de Cidadania e Assistência Social, Tânia Castilho, enfatizou que a conferência é a oportunidade de discutir questões que visam dar qualidade de vida àqueles que possuem alguma deficiência. “Agradeço ao empenho do prefeito Barba em atuar em prol dessa causa, com repasse de verbas e ações e também ao Condef, Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, pelo trabalho de mobilização e participação efetiva nessas diretrizes”, disse.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x