Cidades

ABRAZ ajuda pacientes e cuidadores a enfrentarem o Alzheimer em São Carlos


A ABRAZ Regional São Carlos foi fundada em 2009, pelo Doutor Pietro de Santis, que é psico-geriatra. Desde 2016, é coordenada pela terapeuta ocupacional Ana Cláudia Trombella Barros. Em parceria com a Santa Casa, o grupo realiza reuniões mensais para cuidadores, tanto familiares quanto profissionais e público em geral interessado, nas quais se discute a respeito do tratamento da doença e também o olhar ao cuidador.
Ana Cláudia destacou que, nas reuniões, a ABRAZ sempre chama profissionais que lidam com Alzheimer e outras demências falando na sua área, para sanar dúvidas e apoiar o tratamento, que tem aspectos bastante delicados para cuidadores. “Geralmente, são idosos cuidando de idosos e acabam ficando vulneráveis, tendo uma sobrecarga emocional, principalmente pelas alterações emocionais”.
Em outra parceria, que envolve a Prefeitura e departamentos da área da Saúde da Universidade Federal de São Carlos, o grupo faz triagem cognitiva em unidades de saúde do município. A intenção é triar idosos com queixas de memória para saber se ele tem já um comprometimento cognitivo leve ou se tem quadros iniciais da doença de Alzheimer. A triagem é feita com exames e observação do histórico clínico.
Segundo Ana Cláudia, muitos idosos procuram assistência depois de dois anos com alteração cognitiva. A ideia da ABRAZ é antecipar esse diagnóstico, para que o paciente seja encaminhado para tratamento com diversos profissionais (psicólogos, neurologistas, psiquiatras, fisioterapeutas, entre outros) espalhados em UPAs, UBS e na USE-UFSCar. “Dois terços da população desconhece o diagnóstico de Alzheimer, por isso realizamos uma campanha de informação”.
A ABRAz realiza sempre na terceira terça-feira do mês, a partir das 19h15, no auditório da Provedoria da Santa Casa, reuniões abertas ao público para orientação sobre a doença.  Outras informações também podem ser obtidas pelo e-mail [email protected].

comments icon0 comentários
bookmark icon

Write a comment...

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *