12 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > ABRAz convida epidemiologista para falar sobre imunização

ABRAz convida epidemiologista para falar sobre imunização

Professor e coordenador técnico do Comitê Gestor da Pandemia da UFSCar, participará da reunião virtual nesta quinta-feira

24/03/2021 08h31 - Atualizado há 3 anos Publicado por: Redação
ABRAz convida epidemiologista para falar sobre imunização Foto: Divulgação

A ABRAz (Associação Brasileira de Alzheimer), sub-regional São Carlos (SP), receberá o professor especialista em Epidemiologia e coordenador técnico do Comitê Gestor da Pandemia da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), Bernardino Alves Souto, para falar sobre imunização, vacinação contra a Covid-19. Na oportunidade, o especialista ainda abordará as sequelas que a doença vem apresentado nas pessoas que foram infectadas pelo coronavírus.

A reunião virtual ocorrerá na quinta-feira, 25, às 19 horas. O encontro é aberto ao público, basta acessar a sala de reunião no Google Meet: http://meet.google.com/dmd-vmyw-yqu

Bernardino afirmou que imunização e vacinação são coisas diferentes. A primeira diz respeito à proteção individual e está relacionada à consequência biológica da aplicação da vacina em cada pessoa; a segunda diz respeito à proteção coletiva e está relacionada à política de distribuição das vacinas.

A melhor eficiência em controlar a pandemia depende de um planejamento estratégico para a distribuição das vacinas que tenha por objetivo controlar a morbimortalidade na população a partir do efeito biológico individual esperado da aplicação da vacina nas pessoas.

O professor disse haver falta de planejamento estratégico na programação da vacinação no Brasil, o que levou ao risco tanto à sustentabilidade da eficácia individual da vacina, quanto à eficiência da vacinação em conter a pandemia.

Bernardino, além de abordar estes temas, estará disponível para responder às perguntas dos participantes após a sua explanação.

PROJETO DE SUCESSO – Projeto inovador elaborado pela sub-regional da ABRAz, em parceria com a Rádio Clube 1 FM, trouxe o diálogo com cuidadores de idosos com demências. Lançado em dezembro de 2020, e intitulado #ABRAzRESPONDE foi criado para ser um canal de comunicação com a população para atender às demandas dos cuidadores e familiares que não têm acesso às redes sociais (Facebook, Instagram), e, portanto, não participam dos grupos on-line realizados mensalmente pela associação. Assim, pensou-se nessa estratégia para contemplar os milhares de ouvintes do programa que vivenciam o cuidado diário de idoso com demência e esclarecer suas dúvidas, visando sua melhor qualidade de vida e a do idoso.

Tal iniciativa foi um sucesso. Muitas ouvintes enviaram questionamentos por nossas redes sociais previamente, bem como ao vivo, no transcorrer da entrevista.

De acordo com a coordenadora da ABRAz São Carlos, Ana Claudia Trombella Barros, o #ABRAzRESPONDE é mais uma alternativa para aproximar-nos daqueles que exercem os cuidados, muitas vezes de modo solitário, com pouco conhecimento e muitas dúvidas que dificultam a execução da tarefa, comprometendo sua própria saúde, física, mental, social e emocional.

Muitas orientações passíveis de execução no cotidiano podem impactar positivamente na qualidade de vida do cuidador e do idoso cuidado, como por exemplo: estratégias não farmacológicas para manejar alterações comportamentais; adequação do ambiente e de utensílios no momento das refeições; maneiras de adesão ao banho; utilização de atividades para organizar a rotina do idoso, e assim estimular sua cognição; proporcionar um ambiente mais calmo e agradável; estratégias para manejar as alterações comportamentais típicas da síndrome do pôr do sol, entre outras.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x