26 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Abraz São Carlos realiza Grupo de Apoio Online

Abraz São Carlos realiza Grupo de Apoio Online

A Associação Brasileira de Alzheimer, às 19h, convida você para participar da live

17/11/2020 08h52 - Atualizado há 3 anos Publicado por: Redação
Abraz São Carlos realiza Grupo de Apoio Online Foto: Divulgação

A Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz) realiza nesta terça-feira (17) a partir das 19h a 5ª Live do Grupo de Apoio On line que abordará o tema “Design, Dignidade e Demência: o ambiente como conforto, segurança e estímulo para pessoa com demência”, com a Terapeuta Educacional e coordenadora da ABRAz Sub-Regional São Carlos, Ana Cláudia Trombella Barros.

No mês de setembro deste ano, a Alzheimer’s Disease International (ADI) divulgou seu décimo primeiro relatório trazendo um assunto extremamente relevante, a reflexão sobre como os diversos ambientes podem ser grandes aliados não farmacológicos nos cuidados com essa doença. O tema foi “Design, Dignidade e Demência”.

Segundo Ana Cláudia, o relatório trata da importância de ambientes amigáveis às pessoas portadoras da doença de Alzheimer (DA) e seu impacto na redução de agitação, ansiedade e confusão, e na melhora da orientação e mobilidade.

“Pessoas que vivem com demência podem ter com uma combinação de declínios físico e sensorial além do cognitivo. Intervenções em elementos como iluminação, contraste de cores, acústica, layout, texturas e materiais através do design podemos reduzir custos de saúde e cuidado, permitindo às pessoas que vivem com demência ter uma vida mais plena e independente”, ressalta a coordenadora daABRAz Sub-Regional São Carlos.

A coordenadora e terapeuta ocupacional Ana Cláudia afirma que a intervenção precoce nos ambientes onde a pessoa com demência vive promove uma melhor funcionalidade e independência e se mostra uma alternativa custo-efetiva que posterga ou evita a hospitalização ou a institucionalização. “Mas acima de tudo, para construir uma sociedade livre de estigmas com relação às demências devemos integrar as essas pessoas suas famílias à comunidade, promovendo inclusão e dignidade”, finaliza.

Para saber mais sobre os trabalhos desenvolvidos pela ABRAz de São Carlos acesse as redes sociais do instagram: @abrazalzheimer, Facebook: https://www.facebook.com/watch/abrazalzheimer e pelo contato: [email protected]

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x