18 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > ACISC dá dicas para compra consciente no Dia do Consumidor

ACISC dá dicas para compra consciente no Dia do Consumidor

14/03/2019 13h01 - Atualizado há 5 anos Publicado por: Redação
ACISC dá dicas para compra consciente no Dia do Consumidor

No Dia Mundial do Consumidor, comemorado nesta sexta-feira, 15, a Associação Comercial e Industrial de São Carlos (ACISC) elaborou uma lista de sugestões para evitar a compra por impulso e levar em conta a responsabilidade social no comércio.
Confira cinco dicas fundamentais para usar na hora da compra:
Planejamento
O primeiro passo do consumo consciente é o planejamento, portanto, não compre por impulso. Faça uma lista de itens que vai precisar e um orçamento de quanto deve gastar, afinal, o gasto total não pode ser maior que sua renda.
Pesquisa
Com a lista feita, é hora de iniciar a pesquisa de preços. Visite estabelecimentos, compare valores encontrados na internet (não esqueça de considerar o frete) e verifique a diferença em lojas físicas para fazer a melhor escolha para o seu bolso. Fique atento para as promoções, já que muitos estabelecimentos baixam o preço consideravelmente nesta data.
Validade e qualidade
Pensou em comprar algo? Dê uma caminhada, pesquise a qualidade dos produtos, compare, negocie e valorize seu dinheiro. Ficou em dúvida? Não compre. Comprar somente o necessário evita o desperdício e seu bolso agradece. Use seu poder do consumidor.
Conheça seus direitos
Um consumidor consciente também precisa saber de seus direitos. Leia o Código de Defesa do Consumidor, pelo menos uma vez. Nota fiscal, ermo de garantia, selo de certificação, comprovante fiscal, boa qualidade e bom atendimento são itens pelos quais você paga. Exija isso e evite futuras ‘dores de cabeça’ em caso de problemas.
Responsabilidade Social
Quando for escolher seu produto, lembre-se de que por trás das falsificações, da informalidade, dos produtos de origem desconhecida e da pirataria, pode haver crimes, trabalho escravo, desrespeito à natureza e à dignidade humana. Seja um consumidor responsável que estimula e prestigia o comércio e a indústria responsáveis.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x