23 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Aeronáutica comemora 60 anos da Esquadrilha da Fumaça

Aeronáutica comemora 60 anos da Esquadrilha da Fumaça

15/05/2012 08h17 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Aeronáutica comemora 60 anos da Esquadrilha da Fumaça

A Esquadrilha da Fumaça completou 60 anos ontem, dia 14 de maio. A comemoração do aniversário foi realizada no último fim de semana. No sábado (12) e domingo (13), a Academia da Força Aérea (AFA) de Pirassununga (SP), unidade conhecida como “Ninho das Águias” recebeu cerca de 100 mil pessoas de todas as partes do Estado e do Brasil em sua sede na estrada de Aguaí (SP-225), km 39.

Entre as atrações que puderam ser conferidas pelos visitantes, destacaram-se os aviões dos halcones, a esquadrilha chilena. Os cinco pilotos comandaram o Extra 300, que é um avião exclusivo para acrobacias. Apresentações inéditas também fizeram parte da programação. “Pela primeira vez no Brasil esteve o F-18 da Força Aérea do Canadá, da Marinha dos Estados Unidos.”, disse a oficial de relações públicas tenente Josiana Mendes.

Na exposição também se destacavam alguns aviões do Instituto Arruda Botelho, com alguns aviões que pertenceram ao empresário Fernando de Arruda Botelho, que faleceu no dia 13 de abril em um acidente aéreo, em Itirapina.

No domingo, 13 pilotos comandaram os aviões tucanos, fabricados no Brasil. Eles são capazes de alcançar 500 quilômetros por hora. Cada apresentação teve 55 manobras que puderam ser conferidas no último fim de semana. “Essa grande festa é uma oportunidade de ficar mais perto dos pilotos, das equipes de demonstração”, afirmou o piloto da Esquadrilha da Fumaça, capitão-aviador Marcos Mendes Conrado.

HISTÓRIA – Tudo começou no início da década de 1950 no Rio de Janeiro. Instrutores de voo da escola de aeronáutica decidiram treinar acrobacias em grupo nas horas de folga. Um dia, um deles voou mais alto e foi visto pelo comandante. A primeira exibição para o público foi em 14 de maio de 1952. Três anos mais tarde, a esquadrilha ganhou os próprios aviões. O modelo escolhido foi o norte-americano T6, recordista mundial em horas de voo. Ainda na década de 1950, veio a ideia da fumaça e os céus passaram a ganhar formas com várias mensagens.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x