23 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Agência certifica eficiência da ETE Monjolinho

Agência certifica eficiência da ETE Monjolinho

28/03/2012 22h49 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Agência certifica eficiência da ETE Monjolinho

O diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu, encaminhou ofício para o prefeito Oswaldo Barba no último dia 23 de março parabenizando o prefeito e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) pelo “êxito alcançado” junto aos compromissos assumidos no Programa de Despoluição de Bacias Hidrográficas (Prodes) por mais uma etapa de implantação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Monjolinho.

Além do ofício, a ANA encaminhou ao SAAE a documentação que certifica o cumprimento de mais uma etapa de implantação da ETE. Com essa certificação, o SAAE também receberá a quinta parcela referente ao prêmio de R$ 21,3 milhões, concedido pela ANA.

“O projeto da nossa ETE Monjolinho, desenvolvido pela Escola de Engenharia da  USP de  São Carlos,  é  reconhecido internacionalmente, modular e moderno. Etapa por etapa estamos cumprindo todos os compromissos assumidos junto ao PRODES. Queria parabenizar todos os servidores do SAAE e em particular aqueles que estão trabalhando na ETE Monjolinho pela conquista desta quinta etapa”, declara o presidente da autarquia Eduardo Cotrim.

“Devemos lembrar a grande importância dessa obra para o meio-ambiente e para a qualidade de vida para os moradores de São Carlos e outros municípios. Pela posição geográfica da bacia do Rio Monjolinho, a ETE Monjolinho está contribuindo significativamente para a despoluição da Bacia do Tietê-Jacaré, que abrange 34 municípios desta região do estado,” completa Cotrim.

“Gostaria de parabenizar a todos os servidores do SAAE por mais esta etapa cumprida e ao Cotrim pelo trabalho que vem desenvolvendo na presidência do SAAE e todo o seu empenho em colocar a ETE Monjolinho funcionando em conformidade com as exigências existentes no contrato com o Prodes.” declarou Barba.

 

Detalhe do prêmio – A ETE Monjolinho foi contemplada em 2008 através do PRODES com o prêmio de R$ 21.335.720,00 em recursos do governo federal não-reembolsáveis  liberados em 12 parcelas trimestrais. Na ocasião foram selecionados 55 projetos de todo o Brasil. São Carlos obteve a 2ª maior pontuação (85 pontos). 

Criado pela ANA em março de 2001, com a finalidade de reduzir os níveis de poluição dos recursos hídricos no país, o PRODES, também conhecido como “programa de compra de esgoto tratado”, é uma iniciativa inovadora: não financia obras ou equipamentos, mas paga pelos resultados alcançados, ou seja, pelo esgoto efetivamente tratado.

O Prodes consiste na concessão de estímulo financeiro pela União, na forma de pagamento pelo esgoto tratado, a prestadores de serviço de saneamento que investirem na implantação e operação de Estações de Tratamento de Esgotos (ETE), desde que cumpridas as condições previstas em contrato.

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x