25 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Agentes intensificam visitas e orientações contra dengue

Agentes intensificam visitas e orientações contra dengue

29/05/2012 17h28 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Agentes intensificam visitas e orientações contra dengue

Desde janeiro de 2012, Ibaté registrou três casos confirmados de Dengue no município, sendo o ultimo registradoem fevereiro. Comomedida de segurança, o município oferece um trabalho contínuo a população realizado pelas agentes de combate a vetores e agentes comunitárias da saúde no combate a Dengue.

 

Com visitas frequentes as residências, as agentes orientam os moradores com medidas de combate através de ações simples, porém, de extrema importância que evitam a disseminação do mosquito causador da doença.

Em locais considerados estratégicos para a proliferação do mosquito, como borracharias, fábricas e depósito de sucatas, as visitas são realizadas quinzenalmente, onde as agentes fazem uma vistoria completa no local, além de reforçar as orientações aos proprietários.

Periodicamente, o município realiza atividades voltadas ao combate a Dengue, através de faixas explicativas, palestras e atividades com materiais recicláveis, que conscientizam a população sobre a importância da prevenção.

Segundo a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica Municipal, Ana Carolina Giangrossi, a colaboração da população é fundamental. “Percebemos uma melhora gradual no interior das residências e quintais, porém ainda temos um grande contingente de terrenos baldios com acúmulo de lixos e entulhos, o que colabora para a disseminação do mosquito da Dengue”, comenta a enfermeira.

Em caso de suspeitas, a população deve se atentar aos seguintes sintomas: febre aguda com duração de até sete dias, dor atrás dos olhos, dores musculares, dores nas juntas, prostração e vermelhidão no corpo. Apresentando alguns destes sintomas, a pessoa deve sempre procurar um médico e jamais praticar a automedicação, o que pode agravar ainda mais o quadro clínico. 

A Vigilância Epidemiológica pede a atenção da população para os cuidados simples e básicos, mas de extrema importância, que podem auxiliar no combate a Dengue, evitando novos pontos de criadouro. Lembrando que, a Dengue é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus através do mosquito Aedes Aegypti, considerada atualmente como um dos problemas principais de saúde pública.

 

Medidas simples ao combate a dengue

– Evitar água parada;

– Esvaziar e escovar paredes internas de recipientes que acumulam água;

– Manter fechadas cisternas, caixas d’agua e reservatórios provisórios;

– Furar pneus e guarda-los em locais protegidos das chuvas;

– Guardar latas e garrafas de cabeça para baixo para não reter água;

– Limpar periodicamente calhas de telhados, marquises e rebaixos de cozinhas e banheiros, não permitindo o acúmulo de água;

– Jogar quinzenalmente desinfetante nos ralos externos das edificações e nos internos de pouco uso;

– Drenar terrenos onde ocorra formação de poças;

– Não acumular latas, pneus e garrafas;

– Encher com areia ou pó de pedra poços desativados ou depressões de terrenos;

– Manter fossas sépticas em perfeito estado de conservação e funcionamento;

– Não despejar lixo em valas, valetas, margens de córregos e riachos, mantendo-os desobstruídos;

– Manter permanentemente secos, subsolos e garagens;

– Não cultivar plantas aquáticas;

– Colocar peixes barrigudinhos em charcos, lagoa ou água que não possa ser drenada.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x